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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Pavimento intertravado: uma reflexão sob a ótica da durabilidade e sustentabilidade
Authors: Dalter Pacheco Godinho
First Advisor: Abdias Magalhaes Gomes
First Referee: Carlos Yukio Suzuki
Second Referee: Marco Antonio Penido de Rezende
Third Referee: Joao Julio Vitral Amaro
Abstract: A nomenclatura praticada no meio comercial e no técnico correspondente a esse tipo de pavimentação compreende o termo Pavimento Intertravado, o qual tem sido usado, frequentemente, de maneira inadvertida para designar qualquer tipo de pavimento cujo revestimento é constituído por peças prémoldadas de concreto, às vezes restringindo-se a peças com certos formatos e dimensões. Além das questões diretamente ligadas ao pavimento em si, faz-se, de forma sucinta, um breve relato quanto às características de sustentabilidade que envolvem a aplicação desse tipo de pavimento. De forma alguma se esgota o assunto, mas reafirma as necessidades do emprego da engenharia com uma visão integrada ao meio ambiente, como sói acontecer na visão da arquitetura. A partir de práticas como a utilizada na nomenclatura desse tipo de pavimento, passando por construções que nem sempre atendem à norma brasileira vigente, obras que tem desempenho aquém do esperado ou que surpreendem positivamente, imagina-se a possibilidade de uma organização melhor sobre o assunto. Dessa forma, desenvolve-se um levantamento das condições atuais, faz-se um estudo de caso e, de acordo com a devida compilação de dados, buscam-se comprovações quanto à possibilidade do uso de peças pré-moldadas de resistência mecânica menor do que as preconizadas pela norma da ABNT. Com o intuito de colaborar com a devida normalização para a pavimentação intertravada, sugere-se não uma revisão das atuais normas, mas a criação de uma norma exclusiva; para a qual, desenvolve-se uma crítica à norma vigente que reúne tópicos fundamentais na discussão de um texto básico para uma nova norma.
Abstract: The nomenclature practiced in the commerce and corresponding technicians to this paving type comprehends the term Interlocking Pavement, which has been used, frequently, of inadvertent manner to designate any pavement type whose coating is constituted by precast paver of concrete, sometimes restricting the pieces with some formats and dimensions. Besides the questions directly tied to pavement itself, it does, of succinct form, a brief report regarding the characteristics of sustainability that involve the application of this type of pavement. In no way it exhausts the subject, but it reaffirms the needs to engineering job with a vision integrated to the environment, like normally happen on vision from architectural. From practices used as the used one in the nomenclature of this type of pavement, undergoing buildings what not always attend to the valid Brazilian norm, works that has performance on this side of the waited or that surprise positively, it imagines the possibility of an organization better about the subject. Thus, it develops a current conditions rising, it does a study of case and, according with owed her data compilation, they seek confirmations regarding the pieces precast of concrete smaller mechanical resistance use possibility that the recommended by ABNT's norm. With intention of collaborating with due normalization for the interlocking paving, it suggests not a revision of the current norm, but the creation of an exclusive norm; for which, a criticism is developed to the valid norm that gathers fundamental topics in the discussion of a basic text for a new norm.
Subject: Materiais de construção Durabilidade
Concreto pre-moldado Formas
Desenvolvimento sustentável
Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-8PDFFY
Issue Date: 19-Jun-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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