Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKNH64
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Arquitetura escolar em Minas Gerais: a experiência da CARPE
Autor(es): Geraldo Angelo de Almeida e Silva
Primeiro Orientador: Roberto Eustaaquio dos Santos
Primeiro membro da banca : Carlos Alberto Batista Maciel
Segundo membro da banca: Altino Barbosa Caldeira
Resumo: Em contrapartida à importância dada pela historiografia às grandes obras públicas, elementos singulares na paisagem das cidades, a atenção deste trabalho se volta aos edifícios escolares padronizados, no que poderíamos definir como arquitetura do ordinário, ainda muito pouco estudada. Analisa-se a experiência das instituições públicas Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) e Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) discutindo sua relevância para a cultura arquitetônica em Minas Gerais, Brasil. Esta análise baseia-se numa leitura crítica de documentos, desenhos, reportagens e obras, com ênfase em seu processo de produção. A intenção é ampliar o entendimento desse sistema de produção e colaborar para a reconstituição de sua história. Em conjunto, CARRPE e CARPE, foram os órgãos públicos que mais projetaram e construíram edifícios escolares em Minas Gerais (1958-1987). Entre outras coisas, destaca-se nesse cenário a peculiaridade da forma da atuação pública da instituição em relação a outras experiências brasileiras com racionalização e padronização construtiva. O objetivo deste trabalho é analisar projetos dos edifícios escolares por intermédio dessas experiências.
Abstract: This thesis investigates the production of the public school buildings in the state of Minas Gerais. In contrast to the importance given by historiography to large public works, singular elements in the landscape of cities, the aim of the present study is to give attention standard school buildings, in which we could define as ordinary architecture, it remains a matter understudied nowadays. Analysing the experience of the public institutions - Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) and Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) - discussing their relevance to the architectural culture in Minas Gerais, Brazil. This analysis is based on a critical reading of documents, drawings, reports and projects, with emphasis on its production process. The intention is to expand the understanding of this production system and contribute to the reconstruction of its history. Together, CARRPE and CARPE were the public institutions who designed and built most of the school buildings in Minas Gerais (1958-1987). Among other things, it ismalos noteworthy mention in this scenario the peculiarity of the way of public performance of CARPE in relation to other Brazilian experiences with rationalization and standardization constructive. The objective of this study is to analyze projects for school buildings in the State of Minas Gerais through these experiences.
Assunto: Construção civil Técnica
Arquitetura pública Minas Gerais
Edifícios escolares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKNH64
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
npgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdf15.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.