Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AMLMBF
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dc.contributor.advisor1Flavio de Lemos Carsaladept_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Borges de Moraespt_BR
dc.contributor.referee2Altamiro Sergio Mol Bessapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Isabel López Mesapt_BR
dc.creatorJeanne Cristina Menezes Crespopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T19:22:39Z-
dc.date.available2019-08-12T19:22:39Z-
dc.date.issued2015-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MMMD-AMLMBF-
dc.description.abstractThe territory knowed as Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais has its historical formation marked by the exploitation of its natural resources, mainly, its mining deposits. The landscapes resulting from such process, at the same time as they have been appropriated as significant examples of the cultural and natural heritage of the country, can also be identified as symbols of environmental degradation and territorial injustice, arising from the appropriation of this territory by the contemporary mining industry. The mining industry, a space agent that represents the interests of capital in the territories, in addition to a great capillarity, has the need to use, until exhausted, a large part of its natural, social and cultural resources. It is precisely to minimize and mitigate environmental damage in these areas that the State must act as mediator between the action of such industry and the right of conditions for the reproduction of other space agents that coexist in these territories; Socially and economically most vulnerable. Currently, patrimonialization of landscapes in Brazil as provided by State regulations can be perceived by two main biases: the environmental and the cultural one. Although these legislations converge in their legal foundation, often their applicability to the preservation and regulation of the uses of the resources of a determined territory does not always produce harmonic results among themselves. In our point of view, the usual territorial action based on the fragmented performance of state agents, to the detriment of a synergistic action among them, constitutes one of the major obstacles to the consolidation of a State policy for the management of landscapes in a territory. And to illustrate our idea, we will use the landscape heritage resulting from the application of environmental and cultural heritage regulations, as can be seen in territories that have their modified ambience, and resources used by the mining industry. In face of what was found, what we intend in the present work is to reflect on the Quadrilátero Ferrífero of Minas Gerais´s landscape heritage as a product resulted from the preservation actions tooked by the State on territories that have been changed by the mining industry by using theoretical reviews and case studies into this territory´s context.pt_BR
dc.description.resumoO território reconhecido como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais tem sua formação histórica marcada pela exploração de seus recursos naturais, principalmente, suas jazidas minerárias. As paisagens resultantes de tal processo, ao mesmo tempo em que foram apropriadas como exemplares significativos do patrimônio cultural e natural do país, também podem ser identificadas como símbolos de degradação ambiental e injustiça territorial, decorrentes da apropriação deste território pela indústria da mineração na contemporaneidade. A indústria da mineração, agente espacial que representa os interesses do capital nos territórios, além de uma grande capilaridade, tem a necessidade de utilização, até chegar à exaustão, de uma grande parte de seus recursos naturais, sociais e culturais. É justamente para minimizar e mitigar os danos ambientais nestas áreas, que o Estado deve atuar como mediador entre a ação de tal indústria e o direito de condições para a reprodução de outros agentes espaciais que convivem nestes territórios; principalmente, os socialmente e economicamente mais vulneráveis. Atualmente no Brasil, a patrimonialização das paisagens conforme previsto pelas normativas estatais pode ser percebida por dois vieses principais: o ambiental e o cultural. E apesar destas legislações convergirem em sua fundamentação legal, muitas vezes, sua aplicabilidade para a preservação e a regulação dos usos dos recursos de um determinado território, nem sempre produzem resultados harmônicos entre si. A nosso ver, a usual ação territorial baseada na atuação fragmentada dos agentes estatais, em detrimento de uma atuação sinérgica entre os mesmos, constitui-se em um dos maiores entraves à consolidação de uma política de Estado para a gestão das paisagens em um território. E para ilustrar nossa ideia, vamos nos utilizar do patrimônio paisagístico resultante da aplicação das normativas relativas ao meio ambiente e ao patrimônio cultural, conforme pode ser observado em territórios que tem sua ambiência modificada, e recursos utilizados pela indústria da mineração. Ante o exposto, o que objetivamos no presente trabalho, a partir de revisão teórica e abordagem de estudos de casos ocorridos no território do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, é o de refletir sobre a configuração do patrimônio paisagístico resultante da atuação preservacionista do Estado em territórios que vem sendo transformados pela indústria da mineração.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadrilátero Ferrífero de Minas Geraispt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectTerritórios de mineraçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio paisagísticopt_BR
dc.subjectPatrimônio naturalpt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherPaisagem Proteçãopt_BR
dc.subject.otherProteção ambientalpt_BR
dc.subject.otherMinas e mineraçãopt_BR
dc.titleDas "Minas" e suas Serras: narrativas de construção das paisagens da mineração no Quadrilátero Ferrífero (MG)pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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