Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Stephane Denis Albert Rene Huchetpt_BR
dc.contributor.referee1Renata Moreira Marquezpt_BR
dc.contributor.referee2Adolfo Enrique Cifuentes Porraspt_BR
dc.creatorGabriel de Sousa Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:14:51Z-
dc.date.available2019-08-11T04:14:51Z-
dc.date.issued2017-08-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM-
dc.description.abstractThis is an investigation about the potentiality of images as critical mediation with the built space that presupposes two aspects: the visibilities that are displayed by images and the ways the subjects are presented, impacting upon the individuals perceptions. The ordinary is considered a crucial component because the daily spaces are mainly constituted by banality and are recurrently rendered invisible by the familiarity and hegemonic sensibility that reaffirm the most iconic and worthy cities aspects. Arts photographic practices are the object of analysis to discuss and ascertain this qualified mediation, posing several questions about the built environment, the urban artifacts, the city's landscape and its surroundings. The works were organized by identifying certain procedures that are related to a documental approach and to fictional strategiespt_BR
dc.description.resumoEsta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectMediação críticapt_BR
dc.subjectImagem fotográficapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectEspaço construídopt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherFicçãopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleAs práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_gabriel_castro.pdf6.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.