Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AWFU4P
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Clara Mourao Mourapt_BR
dc.contributor.referee1Celina Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee2Clodoveu Augusto Davis Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Fabio Luiz Malini de Limapt_BR
dc.contributor.referee4Aurelio Muzzarellipt_BR
dc.contributor.referee5Michele Campagnapt_BR
dc.creatorJunia Lucio de Castro Borgespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:15:36Z-
dc.date.available2019-08-09T20:15:36Z-
dc.date.issued2017-09-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MMMD-AWFU4P-
dc.description.abstractThis thesis addresses crowdsourcing applied to urban planning. The Brazilian legislative framework points to the inclusion of the citizen in the process of decision and territorial management thus social media opens opportunities for investigations in applications known as Social Media Geographic Information (SMGI). The use of these information seeks to support the role of the urban planner as a decoder of collective values in the participatory decision-making process. The thesis main research object is about the democratic citizen inclusion method in the urban planning process, using the new communication technologiesfrom social media. The confirmed hypothesis is that it is possible to include the citizen in the support of urban planning through the identification of collective values using the new technologies derived from volunteer geographic information. The case studies' organization is carried out through the course of the data generation, systematization of the data, and the information deployment to reach collective knowledge. The thesis presents a crowdsourcing framework through a evolution of Geographic Information Systems parallel. The four case studies cover approaches of active SMGI, passive SMGI data systematization, use of passive SMGI in urban planning, and finally verifies the conditions of a participatory planning approach (using geodesign) combining a face-to-face approach with online validation through popular vote. The conclusion analyzes the new technologies related to Volunteered Geographic Information that favor the collective value identificationpt_BR
dc.description.resumoEsta tese aborda o crowdsourcing aplicado ao planejamento urbano. O quadro legislativo brasileiro aponta para a inclusão do cidadão no processo de decisão e gestão do território e amídia social abre oportunidades para investigações em aplicações conhecidas como Informação Geográfica de Mídia Social (Social Media Geographic Information - SMGI). Com uso dessas informações busca-se apoiar o papel do planejador urbano como decodificador de valores coletivos no processo de tomada de decisões do processo participativo. O principal objeto de investigação da tese é o método de inclusão do cidadão de maneira democrática no processo de planejamento urbano, usando as novas tecnologias de comunicação provenientes da mídia social. Confirma-se a hipótese de que é possível incluir o cidadão no suporte ao planejamento urbano através da identificação de valores coletivos por meio das novas tecnologias provenientes da informação geográfica voluntária. A tese trabalha "como isto pode ser realizado, apresentando as principais potencialidades hoje disponíveis. A proposta metodológica é articulada de modo a apresentar a estrutura geral testada no trabalho. A organização dos estudos de caso é conduzida através do percurso da geração do dado, sistematização do dado para produção de informação, e a disponibilização da informação para construção do conhecimento coletivo. A tese apresenta como contribuição uma chave esquemática sobre os conceitos relacionados ao crowdsourcing através de um paralelo com a evolução dos Sistemas de Informação Geográfica. Os quatro estudos de caso abrangem abordagens de projeto de SMGI de coleta direta, sistematização dos dados de SMGI de coleta indireta, uso da SMGI no planejamento urbano, e verificação das condições de realização semipresencial de planejamento participativo consensual (geodesign) com validação de voto popular online. A conclusão analisa as novas tecnologias provenientes da informação geográfica voluntária, que favorecem a identificação de valores coletivospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectGeodesignpt_BR
dc.subjectInformação Geográficapt_BR
dc.subjectda Mídia Socialpt_BR
dc.subjectInformação Geográfica Voluntáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento participativopt_BR
dc.subject.otherMídia Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleO potencial da informação geográfica voluntária como suporte à democracia no planejamento e gestão territorialpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_borges_2017.pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.