Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-B63GC8
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Efetivando o potencial sustentável das vias para ciclistas através de três categorias de atratividade |
Autor(es): | Flavio Augusto Diniz Moreira |
Primeiro Orientador: | Victor Mourthe Valadares |
Resumo: | Atualmente a questão da sustentabilidade é uma preocupação global. Evitar a extração de alguns recursos naturais combinada à de outros contribui para que sociedades complexas industrializadas implementem modos de vida mais sustentáveis evitando o colapso ambiental do planeta Terra por ação antrópica nos seus diversos estágios de desenvolvimento. Com a intenção de minimizar a extração de recursos, mudanças de comportamento humano precisam ocorrer nas diversas maneiras em que este afeta a Terra. Uma delas é relacionada diretamente com as vias para bicicletas. Especificamente sobre essas vias, é notado que de um modo geral são pouco utilizadas pela população, frente ao potencial de utilização que carregam em si. A partir do momento em que tiverem seu potencial de utilização mais bem aproveitado contribuirão mais para a sustentabilidade do planeta. E é nesse ponto, que uma psicologia de trânsito combinada à engenharia responsável por essas vias para ciclistas pode trazer uma contribuição significativa e de forma viável. Por meio de um estudo abrangendo tanto a questão das bicicletas e suas vias quanto o tema da psicologia humana, encontrou-se aspectos psicológicos que podem ser combinados à engenharia dessas vias. Diante disto, o trabalho propõe procedimentos a serem considerados. |
Abstract: | The issue of sustainability is a global concern today. Avoiding the extraction of some natural resources combined with the non-extraction of others is an important issue in complex industrialized societies. It contributes to the implementation of more sustainable ways of life avoiding the environmental collapse of planet Earth by anthropic action in its various stages of development. In order to minimize the extraction of resources, changes in human behavior must occur in the various ways in which it interacts with the Earth. And one of them is directly related to bike paths. Concerning these routes, in general they are little used by the population, against the potential of use that they carry in themselves. Once their potential is better fulfilled they will be able to contribute more to the sustainability of the planet. And it is at this point that Traffic psychology combined with the engineering responsible for these cycling routes can make a significant contribution in a viable way. Through a study that covers both bicycles and their pathways as well as human psychology, we have found psychological aspects that can be combined with the engineering of these pathways. Taking all of this into consideration the present work proposes procedures to be taken into account. |
Assunto: | Ciclovias Engenharia de transportes Bicicletas Desenvolvimento sustentável |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-B63GC8 |
Data do documento: | 10-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Sist. Tec. e Sust. Apl. ao Amb. Const |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rev_tcc_fl_vio_moreira___revisado___30nov2017.asd_28_05_18.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.