Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BBYKL7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Tradição urbanística monumental: repercussões da experiência francesa do século XVII até a era napoleônica na atuação de Grandjean de Montigny no Rio de Janeiro no século XIX
Autor(es): Tadeu Starling Perdigão
Primeiro Orientador: Celina Borges Lemos
Primeiro membro da banca : Andre Guilherme Dornelles Dangelo
Segundo membro da banca: Rita de Cassia Lucena Velloso
Terceiro membro da banca: Denise Marques Bahia
Quarto membro da banca: Cláudio Listher Marques Bahia
Resumo: Este estudo aborda as relações entre desenho, ideologia e poder que se observam na constituição da chamada tradição urbanística monumental, na qual se insere e se destaca a experiência francesa dos séculos XVII e XVIII. As contribuições da Antiguidade e da Idade Média para essa tradição são consideradas e a configuração do chamado urbanismo clássico é destacada a partir do Renascimento e, sobretudo, do Barroco. É discutida também a importância do Iluminismo na maneira de pensar a cidade no século XVIII, em que a preocupação com o embellissement embelezamento se traduz em conceitos estéticos, funcionais e ideológicos. As idealizações e realizações urbanísticas do período da Revolução Francesa e do Primeiro Império francês, consideradas principalmente em Paris, revelam a articulação do desenho da cidade com as ideologias e poderes vigentes. A partir dessa fundamentação, esse estudo aborda a atuação do arquiteto francês Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX, que tendo se formado e atuado na Europa, chega ao Brasil em 1816, como integrante da chamada Missão Artística Francesa.
Abstract: This study discusses the relations between design, ideology and power in the constitution of the so-called urban monumental tradition, in which is included the French experience of the XVII and XVIII centuries. The contributions of Antiquity and Middle Age to this tradition are considered and the configuration of the so-called classical urbanism is highlighted after the Renaissance and especially the Baroque. Is discussed the importance of the Enlightenment in the way of thinking the city in the XVIII century, in which the concern with embellissement embellishement is translated into aesthetic, functional and ideological concepts. The idealization and town planning achievements from the period of the French Revolution and of the First French Empire, considered mainly in Paris, reveal the articulation of the design of the city with the existing ideologies and powers. From this reasoning, this study discusses the role of the French architect Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny in Rio de Janeiro in the first half of the XIX century, who having been formed and performed in Europe, comes to Brazil in 1816, as a member of the so-called French Artistic Mission.
Assunto: Desenho
Ideologia
Poder (Ciências sociais)
Planejamento urbano
Arquitetos França
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BBYKL7
Data do documento: 22-Mar-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese___vers_o_eletr_nica_final.pdf23.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.