Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-6VRHHG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O lugar-sertão: grafias e rasuras
Autor(es): Adriana Ferreira de Melo
primer Tutor: Cassio Eduardo Viana Hissa
primer miembro del tribunal : Heloisa Soares de Moura Costa
Segundo miembro del tribunal: Sonia Maria de Melo Queiroz
Resumen: Termo recorrente no imaginário da sociedade brasileira, utilizado, no Brasil, desde a chegada dos portugueses, sertão continua presente no ideário do País, assumindo tamanha amplitude de significações e territorialidades, nos mais de 500 anos de história do Brasil, que recusa conceituações homogeneizantes e delimitações espaciais precisas. São diversos os sertões construídos, desconstruídos e reconstruídos, ao longo da história, do norte ao sul do País através dos mais diversos tipos de representação: discuros da historiografia, da iconografia, da literatura, das narrativas orais, da música, do cinema e até da cartografia. Tais discursos constituem um rico material para o estudo do sertão e evidenciam o seu caráter espacial migrante e polissêmico. De mata exuberante a deserto, tanto no sentido de área desabitada como árida, de cerrado à caatinga, sertão nomeou e nomeia paisagens e espacialidades distintas, assumindo uma diversidade impressionante de imagens, significações. Uma reflexão sobre o sertão como lugar, no contato com as representações contidas no romance Grande Sertão: Veredas, ensaiando uma abordagem transdisciplinar, contribui para o fortalecimento dos estudos e dos saberes socioespaciais.
Abstract: A recurring term in the imaginary of Brazilian society, employed in Brazil since the Portuguese arrival, sertão (backland) remains present in the country ideary, assuming such extent of meanings and territorialities for over 500 years of Brazilian History, that refuses homogenizing conceptions and exact spatial delimitations. There are many sertões (backlands) framed, unframed and reframed, alongside History, from North to South of the country through various types of representation: discourses from the historiography, iconography, literature, oral narratives, music, film and even cartography. Such discourses constitute a rich material for the study of sertão and show clearly its polysemic and migrant spatial feature. From the profuse forest to the desert, from both the sense of uninhabited area and arid area, from cerrado to caatinga, sertão has named and still names distinct landscapings and spatialities, assuming an impressive diversity of images and meanings. A reflection about sertão as place, in contact with the representations enclosed in the novel Grande Sertão: Veredas (The Devil to Pay in the Backlands), attempting a transdisciplinar approach, contributes to the strengthing of the sociospatial studies and knowledge.
Asunto: Grande Sertão Veredas Critica e interpretação
Espaço (Geografia)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-6VRHHG
Fecha del documento: 18-sep-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_adriana_melo.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.