Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
Authors: | Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
First Advisor: | Roberto Celio Valadao |
First Referee: | Vilma Lucia Macagnan Carvalho |
Second Referee: | Luciola Licinio de C P Santos |
Third Referee: | Rosalina Batista Braga |
metadata.dc.contributor.referee4: | Janine Gisele Le Sann |
metadata.dc.contributor.referee5: | Dirce Maria Antunes Suertegaray |
Abstract: | Este trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor. |
Subject: | Relevo Formação de professores Ensino fundamental |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ |
Issue Date: | 14-Aug-2009 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
valeria__tesefinal_completa.pdf | 3.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.