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dc.contributor.advisor1Ana Clara Mourao Mourapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paulo Márcio L. Menezespt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Márcio L. Menezespt_BR
dc.contributor.referee2Jose Antonio Souza de Deuspt_BR
dc.contributor.referee3Marcia Maria Duarte dos Santospt_BR
dc.creatorVanessa Ferraz Godoypt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T13:10:31Z-
dc.date.available2019-08-10T13:10:31Z-
dc.date.issued2011-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-8S5JYB-
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo identificar, caracterizar e representar a paisagem cultural do Centro do Rio de Janeiro, com o auxílio de entrevistas, croquis de mapas mentais, da cartografia digital e da navegação virtual. Foi utilizada a visão humanista da Geografia para o entendimento do conceito de paisagem cultural, a qual incorpora os elementos imateriais portadores de referência à identidade, à singularidade do lugar, à percepção e à cultura. Faz parte dos objetivos compreender como a cognição e a percepção da paisagem cultural da comunidade podem promover a orientação espacial a partir de um espaço vivido; utilizar o conceito de lugar para a compreensão dos valores culturais que lhe dão identidade, unicidade e legibilidade; fazer o reconhecimento de palimpsesto de valores culturais instalados na área de estudo a partir da ampliação do conceito de patrimônio e por fim gerar e verificar do grau de comunicabilidade do modelo de navegação virtual desktop, segundo a compreensão de usuários que conhecem obairro. Para tanto a metodologia se baseia em quatro etapas: discussão teórico-conceitual de paisagem cultural, evolução do conceito de patrimônio, percepção espacial e realidade virtual; investigação das principais paisagens culturais do Centro por meio de entrevistas a comunidade; elaboração e montagem do modelo de navegação virtual para caracterização do ambiente a partir de conjuntos fotográficos das paisagens investigadas, e por fim a verificação da comunicabilidade do produto de comunicação cartográfico. A metodologia de representação do ambiente se revelou importante ferramenta de comunicação entre usuários e o espaço, já que o uso de fotografias é superior ao uso da cartografia. Isso ocorre porque a dimensão cartográfica adota uma visão topográfica e não azimutal, necessitando de prévios conhecimentos técnicos como escala, projeção e compreensão do relevo pelas curvas de nível. O modelo de navegação facilitou o entendimento, a espacialização e a orientação espacial da maioria dos seus usuários, de maneira simples e interativa, permitindo perceber o ambiente. O modelo gerado apresentou algumas limitações visuais, porém se revelou uma boa alternativa para diminuir a distância entre usuários de mapas. Além disso, foi promovida a estruturação de redes topológicas durante a navegação no modelo do Centro a partir do reconhecimento do terceiro ponto de navegação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagem culturalpt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectNavegação virtualpt_BR
dc.subject.otherGeografia humana Rio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subject.otherPaisagens Rio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural Rio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titlePaisagem cultural do centro do Rio de Janeiro - identificação, caracterização e representação do olhar da comunidade com o apoio da cartografia e da navegação virtualpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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