Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MSMR-6XKFSE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Confiabilidade e validade dos itens de coordenação bilateral e sequenciamento motor da avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM
Authors: Ana Amelia Cardoso Rodrigues
First Advisor: Livia de Castro Magalhaes
First Referee: Elyonara Mello de Figueiredo
Second Referee: Luciano Sales Prado
Abstract: No Brasil não existem testes de desenvolvimento motor padronizados para a criança e a ausência de instrumentação prejudica o diagnóstico e tratamento do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação TDC. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ACOORDEM está sendo criada como recurso para padronizar a avaliação da coordenação motora em crianças brasileiras. O objetivo do presente estudo foi examinar a confiabilidade e a validade dos itens de coordenação bilateral e seqüenciamento motor da ACOORDEM para crianças brasileiras, nas idades de quatro, seis e oito anos. Foram avaliadas 84 crianças, 28 de cada faixa etária, sendo 14 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Para confiabilidade entre examinadores, todos os itens do teste apresentaram correlação intraclasse acima de 0,75 e 45,7% dos itens apresentaram índices acima de 0,60 para confiabilidade teste-reteste. Apenas os itens envolvendo manejo de bola apresentaram diferenças significativas de desempenho por sexo. Vinte e um itens demonstraram ser discriminativos para diferenças de desempenho de acordo com a faixa etária e devem ser mantidos na versão final da ACOORDEM. O processo de criação de testes é longo, mas o presente estudo levantou dados essenciais para dar seguimento à criação da ACOORDEM, pois os itens propostos na versão piloto do teste foram avaliados, permitindo selecionar os mais discriminativos para integrar a versão final do instrumento. A versão piloto, inicialmente com 35 itens, foi reduzida para 21 itens com base nos resultados deste estudo.
Subject: Capacidade motora nas crianças
Disturbios do movimento nas crianças Diagnóstico
Instrumentos de medição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MSMR-6XKFSE
Issue Date: 28-Mar-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana_am_lia_cardoso_rodrigues.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.