Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-72CJAX
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Integração entre a filosofia 5S e a dinâmica do conhecimento para a formação do cidadão produtivo: análise prospectiva da teoria e da prática visando à formação de uma proposta preliminar de ação
Authors: Fernando Cesar Franco
First Advisor: João Martins da Silva
First Referee: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Second Referee: Maria Jose Gazzi Salum
Third Referee: Paulo Roberto Cetlin
metadata.dc.contributor.referee4: Dario Ikuo Miyake
Abstract: Esta dissertação integra os conceitos da Filosofia 5S e da Dinâmica do Conhecimento objetivando a aceleração da formação do cidadão produtivo. Parte-se do indivíduo na organização e espera-se que, se a proposta for praticada em larga escala, possa contribuir paraos movimentos de mudanças que estão ocorrendo em nível nacional. Num primeiro momento procurou-se conhecer os dados sobre os Estados do Mundo e do Brasil que justificam os esforços de mudança de mentalidade desenvolvimento dos sensos apropriados -, por meiode um método: a Dinâmica do Conhecimento. Buscou-se suporte teórico para a compreensão do conceito de cidadão produtivo, da Filosofia 5S e da Dinâmica do Conhecimento, além dos fundamentos da educação no século XXI, neste caso por meio dos programas estabelecidos pelos ministérios da educação dos países de maiores IDH Índice de Desenvolvimento Humano. Fez-se um estudo de caso em uma organização do Terceiro Setor denominada Salão do Encontro. Comprovou-se aí que a Filosofia 5S e a Dinâmica do Conhecimento têm os seus principais elementos presentes em ambiente em que a liderança tem boa educação formal e familiar, o que a leva a praticar tais conceitos de forma tácita, mesmo quando não são conhecidos formalmente. Elaborou-se, então, uma proposta preliminar para integração e difusão dos conceitos que foi submetida a líderes de diversos níveis hierárquicos de organizações do primeiro, segundo e terceiro setores, que a aprovaram após sugestões de melhorias. Acredita-se que a proposta está pronta para ser experimentada nesses três tipos de organizações e que, após correções sucessivas, possa auxiliar na mobilização do potencial humano para melhorar as condições de vida do povo brasileiro. Ressalte-se que ela representaapenas uma tentativa de melhorar, simplificar e explicitar o que já está sendo praticado. Sua originalidade está na integração da forma e do conteúdo. A proposta pressupõe práticas educativas que poderiam habilitar o cidadão a se tornar um artífice mais consciente na buscade conhecimento e criação de soluções para problemas locais, como preconiza o movimento para o desenvolvimento local e sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas.
Abstract: This M.Sc. Thesis integrates 5S philosophy and the Knowledge Dynamics concepts with the aim of accelerating the formation of a productive citizen. Having the individual in the organization as a start point, it is expected that, if the proposal is practiced in large scale, itshould contribute to changings that are occurring at the national level. In a first instance, data were searched about the states in the world and in Brazil that would justify the efforts for changing of thoughts - development of appropriate senses- through a method: the dynamics of knowledge. Theoretical support was obtained in order to understand the concept of productive citizen, the 5S philosophy and the Dynamics of Knowledge; in addition the fundaments of education in the 21st century were also studied based on the programs established by the ministries of education of the countries with the highest HDI (Human Development Index). A case study was developed in a organization of the Third Sector named Salão do Encontro (Meeting Room). It has been proved, then, that the 5S philosophy and the Dynamics of Knowledge have their main elements present in environments where the leaderships havegood formal and familiar education, leading them to practice those concepts in a tacit way, even when they have not been formally learned. A preliminary proposal was then elaborated for integration and diffusion of the concepts. The proposal was submitted to leaders of several organizational hierarchical levels of the first, second and third sectors, which have approved it after suggestions for improvement. The proposal is believed to be ready to be tried in these three types of organizations and that, after successive corrections, it can be of help in the mobilization of the human potential to improve life conditions of the Brazilian people. It is worth to note that the proposal represents only an attempt to improve, simplify and elucidate what has been already practiced. Its originality relies on the integration of the form and content. The proposal assume educational practices that could allow the citizen to be a moreconscious artificer in the search for knowledge and creation of solution for local problems, as it is preconized by the movement for local and sustainable development proposed by the United Nations.
Subject: Gestão da qualidade total
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NVEA-72CJAX
Issue Date: 24-Mar-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernando_c_sar_franco_disserta__o.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.