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http://hdl.handle.net/1843/PRCN-8P9GMW
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Efeito do ângulo da fieira na geometria e propriedades mecânicas de barras trefiladas |
Autor(es): | Gustavo de Alvarenga Couto |
Primeiro Orientador: | Paulo Roberto Cetlin |
Primeiro membro da banca : | Herman Sander Mansur |
Segundo membro da banca: | Roberto Braga Figueiredo |
Resumo: | Na trefilação a frio de barras metálicas a maior parte da deformação plástica é atribuída às tensões de compressão impostas ao material, devido ao contato entre a barra e a fieira. Devido às características do processo esta deformação não é homogênea ao longo da seção transversal da barra e seu nível é influenciado pela geometria da fieira. Esta deformação não homogênea gera tensões residuais nas barras trefiladas, as quais podem produzir uma mudança nas dimensões e retilineidade das mesmas, durante processos de corte, retífica e tratamento térmico ulteriores. Neste trabalho foi realizada uma análise da influência do ângulo e comprimento do paralelo da fieira, além do número de passes de trefilação, na geometria final e nas propriedades mecânicas das barras trefiladas de aço SAE 1045. Foram realizados oito experimentos, com ângulos de fieira de 12º, 18º, 30º e 40º, com comprimentos de paralelo de 3,51mm a 7,09mm, com 01 e 02 passes de trefilação. Para as barras trefiladas de cada experimento foram realizadas medições de retilineidade, diâmetro e ovalização, além de ensaios de microdureza e ensaios de tração completos. Também foram realizadas medições de retilineidade de hastes de amortecedor após o processo de têmpera superficial por indução. Com este trabalho foi possível verificar que o ângulo da fieira exerce forte influência na geometria final das barras trefiladas, sendo que fieiras com maior ângulo de entrada (30º e 40º) resultaram em melhores valores de retilineidade em comparação às fieiras com ângulos menores (12º e 18º). Fieiras com maior ângulo de entrada também resultaram em menor variação entre o diâmetro do paralelo e o diâmetro final da barra. Também foi observada uma forte relação entre a retilineidade das barras trefiladas e a retilineidade das hastes de amortecedor após o processo de têmpera superficial por indução, sendo que melhor retilineidade das barras trefiladas implicou em melhor retilineidade das hastes de amortecedor após o processo de têmpera. |
Abstract: | In cold drawing of metallic bars most of the plastic flow is caused by compressive forces which arise from the reaction of the metal to the die. Due to the characteristics of the process this flow is not homogeneous along the cross section of the bar and is influenced by the die geometry. This inhomogeneous deformation generates residual stresses in the bars, which can produce a change in size and straightness during subsequent processes of cutting, grinding and heat treatment. This work presents an analysis of the influence of the die geometry and number of drawing passes on the final geometry and mechanical properties of drawn bars of SAE 1045 steel. Eight experiments were performed, with die angles of 12º, 18º, 30º and 40º, bearing lengths from 3,51mm to 7,09mm, and 01 or 02 passes of drawing. Measurements of straightness, roundness and diameter, microhardness and tensile tests were performed on the bars. Also were made measurements of straightness of shock absorbers rods after the induction hardening process. This study has shown that the die angle has a strong influence on the final geometry of the drawn bars; dies with high entry angle (30º and 40º) resulted in better values of straightness than dies with smaller angles (12º and 18º). Dies with high entry angle also resulted in less variation between the bearing diameter and the final diameter of the bar. It was also observed a strong relation between the straightness of the drawn bars and the straightness of the shock absorbers rods after the induction hardening process, where drawn bars with better straightness resulted in a better straightness of the shock absorbers rods after the induction hardening process. |
Assunto: | Engenharia metalúrgica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/PRCN-8P9GMW |
Data do documento: | 18-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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