Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-6WNGG9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Arquitetura contemporânea: processando a teoria através da prática
Autor(es): Mariza Barcellos Goes
Primeiro Orientador: Maria Lucia Malard
Primeiro membro da banca : Alexandre Monteiro de Menezes
Segundo membro da banca: Sílvia Ficher
Resumo: Entre as muitas indagações presentes no cenário da arquitetura contemporânea, constata-se o distanciamento, existente hoje, entre a teoria, a reflexão crítica e a prática da arquitetura. Como resultado, torna-se necessário encontrar um meio para transpô-lo, possibilitando aos arquitetos e estudantes um projetar mais harmônico e eficaz.Nesta dissertação, são apresentadas, inicialmente, algumas das principais abordagens sobre os métodos racionais de projetação e, em seguida, as razões pelas quais eles não foram incorporados à prática da arquitetura. É feito um paralelo entre o desenvolvimento dos métodosde projetação e o da psicologia do pensamento. São apresentadas, ainda, as principais posições teóricas sobre a projetação, nas quais, fica em evidência a importância do processo projetual. Com essas abordagens iniciais, chega-se à conclusão de que somente através de uma fundamentação teórica engajada e baseada na prática é que será possível contribuir para o fazer arquitetônico. Com esta finalidade, é apresentada uma investigação sobre a prática dos arquitetos contemporâneos. A pesquisa qualitativa, aqui desenvolvida, foi realizada através de entrevistas em profundidade, com um grupo de dezoito arquitetos. Cada um deles ainda contribuiu, para esta pesquisa decampo, com o fornecimento de um de seus próprios projetos. Tanto essas entrevistas como esses projetos refletem e descrevem o pensamento e o fazer arquitetônico, dentro do âmbito da práxisprofissional. A epistemologia da prática ao ser observada, através da atuação dos profissionais frente à singularidade, à complexidade, à instabilidade e às incertezas projetuais, encontradas no dia-a-diados escritórios de arquitetura, poderá nos ajudar a compreender como o processo projetual se desenvolve. A teoria construída a partir desses resultados poderá contribuir para a melhoria do trabalho dos profissionais, dos estudantes, como também, para o ensino de projeto. Poderá ainda promover a tão necessária interação entre a teoria e a prática arquitetônica.
Abstract: Among the many questions and issues that permeate the contemporary architecture context, is the existing gap between the theory, the critical reflection and the practice of architecture. In order to lead architects and students to more efficient and harmonic designing it is absolutelynecessary to find a way to bridge this gap. This dissertation first presents some of the most important approaches among the rationaldesign methods, followed by the reasons why they have not been incorporated into the architectural practice. A parallel is drawn between the development of the design methods and the development of the psychology of thinking. The most important theoretical positions aboutdesign are presented, which highlights the importance of the design process. From the presentation of these initial approaches one can conclude that only through the theoretical fundamentals based on practice it is possible to contribute to the architectural making. Tovalidate this assertion, a detailed investigation of the contemporary practice of the architects is conducted and presented.The qualitative research presented here was based on in-depth interviews conducted with a group of eighteen architects. Each of these professionals also contributed to this research by supplying one of his own designs to be analyzed. The interviews and corresponding designsreflect and describe the architectural mental processes and activities which are prevalent in the contemporary professional practice.The epistemology of practice is constructed by observing the professional action in situations dealing with the designs uniqueness, complexity, instability and uncertainty. These day-to-day activities that are present in todays architecture offices can help us understand how the design processes happen. The theory thus developed can contribute to improve the performance of the professionals and students, as well as to the teaching at architecture schools. It also can promote the so necessary interaction between theory and practice.
Assunto: Projetos Estudo e ensino
Arquitetura Estudo e ensino
Projeto arquitetônico Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-6WNGG9
Data do documento: 30-Jun-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquitetura_contempor_nea_processando_a_teoria_atrav_s_da_pr.pdf30.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.