Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-6WNHBY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A evolução formal da obra de William Abdalla: de Bagdá para o universo de Minas
Autor(es): Kleber Elian Auad
primer Tutor: Carlos Antonio Leite Brandao
primer miembro del tribunal : Celina Borges Lemos
Segundo miembro del tribunal: Alenka Cencic
Resumen: Pesquisar a arquitetura de William Abdalla torna-se relevante na medida em que busca preencher lacunas em nossa bibliografia, recuperando, historicamente, obras que estão dispersas e pouco conhecidas. Sendo assim, tornou-se imprescindível desenvolver uma análise mais aprofundada e um levantamento sistemático da obraem questão, visando trazer à luz para o público estudioso da arquitetura o notável, embora ignorado, o trabalho realizado por William Abdalla. A produção da arquitetura brasileira é muito rica e criativa, por isso importa estudá-la. Esta investigação revelou que Abdalla é ávido pelo novo e pelo desconhecido. Sua arquitetura está pautada pelo desejo da descoberta e da invenção. Sua linguagem arquitetônica e seu modo de projetar são peculiares, produzindo uma arquitetura aberta, criativa e orgânica. Embora seja um arquiteto fora do eixo Rio-São Paulo,deixou obras que alcançaram grandes méritos, sendo, até mesmo, consideradas universalmente exemplos de arquitetura no nível das melhores do mundo. Sendo universal e contemporâneo, acompanha o espírito de cada época. Extremamente sensível às condições locais, é autor de projetos coerentes e refinados. Importa destacar a abrangência da tipologia de sua arquitetura, pois projeta residências, escolas, bancos, sedes de empresas e indústrias com o mesmo rigor e beleza.Após a sua permanência por dois anos e meio em Bagdá, onde trabalhou nas obras do trem metropolitano, familiarizou-se com a visão do outro, tornando-se cordial, tolerante e criativo. Investiu, corajosamente, na arquitetura orgânica de caráter humaníssimo do arquiteto alemão Rudolf Steiner, da década de 1920, para lograr uma arquitetura dinâmica e contemporânea. Em todos esses anos de sua carreira, manteve a tradição de Minas de produzir boa arquitetura. A maior lição de Abdalla seria, então, a de colocar, corretamente, o edifício no tempo e no espaço. O propósito desta pesquisa não é, de maneira alguma, esgotar o assunto em pauta. Portanto, deseja-se que outros pesquisadores venham a se interessar pela obra notória de William Abdalla, acrescentando novas descobertas a respeito de sua arquitetura, pois ficaram muitas obras para serem visitadas.
Abstract: It becomes very relevant to study William Ramos Abdallas architecture (1940), as it tries to fill the gaps in our bibliography, historically recovering his little known and scattered works. Therefore, it was necessary to develop a more comprehensive analysis and a systematic survey of the work at issue, aiming to bring to light for those studying architecture the outstanding, though forgotten, work by William Abdalla. Brazilian architecture is very rich and creative; that is why it is important tostudy it. The present investigation has revealed that Abdalla is avid for the new and the unknown. His architecture is ruled by the wish for discovering and inventing. His architectonic language and his project style are peculiar, producing an open, creative and organic architecture. Although being an architect outside the Rio-São Paulo axis, he left works that had great merits, being considered universal examples of architecture, among the best in the world. Being universal and contemporary, he follows the spirit of each era. Extremely sensitive to the local conditions, he is the author of coherent and refined projects. It is important to point out the far reaching typology of his architecture, once he projects houses, schools, banks, company headquarters and plants with the same rigor and beauty. After living for two years in Baghdad, where he worked at the metropolitan train construction, he got acquainted with the others view, turning into a cordial, tolerant and creative person. He hascourageously invested in the humanistic organic architecture of the German architect, Rudolf Steiner, in the twenties, to produce a dynamic and contemporary architecture. During the years of his career, he kept Minas Gerais tradition of producing good architecture. Thus, Abdallas greatest lesson would be that of correct locating the building in time and space. The present work by no means tries to exhaust the current subject. Therefore, it is important that other researchers come tobe interested in the outstanding work by William Abdalla, adding new findings related to his architecture, since many of his works remain to be visited.
Asunto: Antroposofia
Abdalla, William Ramos, 1940-
Arquitetura Organica
Arquitetura brasileira Séc XX
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-6WNHBY
Fecha del documento: 30-oct-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
disserta__o_kleber_elian_auad__menor_.pdf45.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.