Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KNZC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Lucia Malardpt_BR
dc.contributor.referee1Silke Kapppt_BR
dc.contributor.referee2Miguel Alves Pereirapt_BR
dc.creatorBruno Luiz Coutinho Santa Ceciliapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:21:15Z-
dc.date.available2019-08-14T04:21:15Z-
dc.date.issued2004-09-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KNZC-
dc.description.abstractThis research presents an study on the work of the Brazilian architect Éolo Maia (1942-2002), from the analysis of four of his buildings: the Verdes Mares Hotel (1976-78) and the Santana do Pé do Morro Chapel (1979-80), both ones situated in the city of Ouro Branco in Minas Gerais, and, in Belo Horizonte, the Barca do Sol (1979-80), building andthe Tancredo Neves Tourist Center (1985-92). In such a way, it develops an architectural analysis methodology presented with the theoretical basis of the research. It tries to evaluate the whole work of this architect considering three periods that keep distinct characteristics. The first period corresponds his formation and the work under influence ofmodernist masters ideals, such as Louis I. Kahn and Le Corbusier. The rupture with modernist canons and the freedom of formal experimentations characterizes the second period. And finally, the third one is characterized by the effective partnership with Jô Vasconcellos and focused in his more recent and mature production, prematurelyinterrupted by his death in September of 2002. This study was divided in three distinct parts: a theoretical, a historicalbiographical, and an analytical one. The first one corresponds to chapter one of thisvolume and looks for establish the basic theoretical landmarks for the elaboration of the research, as well as the methodological script to be used in the analyses of Éolos built works. The second part, developed in chapter two, presents a division of the architects work in three periods, its characteristics and a brief historical and biographical revision ofhis career. Finally, the third part of this research comprehends the chapters three to six, when the four buildings will be altogether analyzed.This study looks for identifies the permanent aspects and the continuities in Éolo Maias work, as well as its ballast in the architectural and artistic culture of Brazil and Minas Gerais, that guarantees its relevance.Finally, this work treats to identify the creative procedures of Éolo Maia and to disclose the essence of its originality founded on the re-signification of usual elements or operational procedures from other architectures, searching, thus, to extend the quarrels concerning the sources of architectural form and its relevancy.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo da obra do arquiteto mineiro Éolo Maia (1942-2002), feito a partir da análise de quatro de seus edifícios, a saber: o Hotel Verdes Mares (1976-78) e a Capela de Santana do Pé do Morro (1979-80), ambos situados no município de Ouro Branco, e, em Belo Horizonte, o Condomínio Barca do Sol (1976-78) e o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (1985-92). Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de análise arquitetônica apresentada juntamente com os pressupostos teóricos da pesquisa. O trabalho busca, ainda, avaliar o conjunto de sua obra propondodividi-la em três períodos que encerram características distintas. O primeiro período compreende os anos de sua formação e o trabalho sob a influência dos ideais e obras de mestres modernistas, como Louis Kahn e Le Corbusier. O segundo período corresponde à ruptura com os cânones modernistas em favor das experimentações formais mais livres. E, por último, o terceiro período proposto é caracterizado pela parceria mais efetiva com a companheira Jô Vasconcellos e compreende sua produção mais recente e madura, prematuramente interrompida por seu falecimento em setembro de 2002. Este trabalho foi dividido em três momentos distintos: um teórico, um histórico biográfico, e um analítico. O primeiro corresponde ao capítulo um deste volume e busca estabelecer os marcos teóricos fundamentais à elaboração da pesquisa, bem como o roteiro metodológico a ser utilizado nas análises das obras construídas. O segundo momento, desenvolvido no capítulo dois, tem como objetivo a periodização,caracterização e uma breve revisão histórica e biográfica da obra de Éolo Maia. Por fim, o terceiro momento deste estudo compreende os capítulos três a seis, nos quais serão analisadas quatro obras construídas do arquiteto. A partir desse estudo, procurou-se identificar as permanências e continuidades em sua obra, bem como seu lastro na cultura arquitetônica e artística mineira e nacional, do que decorre sua relevância. Por fim, esse trabalho trata de identificar os procedimentos criativos de Éolo e revelar a essência de sua originalidade a partir da ressemantição de elementos ordináriosou provenientes de outras arquiteturas, buscando, assim, ampliar as discussões acerca dos mecanismos de geração da forma arquitetônica e de sua pertinência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura pós- moderna Brasilpt_BR
dc.subject1942-2002pt_BR
dc.subjectÉolopt_BR
dc.subjectMaiapt_BR
dc.subjectArquitetura Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherMaia, Éolo, 1942-2002pt_BR
dc.subject.otherArquitetura brasileirapt_BR
dc.subject.otherArquitetura pós-moderna Brasilpt_BR
dc.subject.otherArquitetura Minas Geraispt_BR
dc.titleComplexidade e contradição na arquitetura brasileira: a obra de Éolo Maiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdf13.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.