Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7LBNX5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Da arte para a arquitetura: dispositivos artísticos contemporâneos como meios de investigação de arquitetura
Autor(es): Roberto Rolim Andres
primer Tutor: Stephane Denis Albert Rene Huchet
primer miembro del tribunal : Maria Lucia Malard
Segundo miembro del tribunal: Roberto Luís Torres Conduru
Resumen: Este trabalho investiga a aproximação da arquitetura com algumas modalidades artísticas contemporâneas, enfatizando a tomada da arte como campo experimental e investigativo da arquitetura onde os arquitetos podem exercitar questões concernentes à prática arquitetônica. Visa levantar possibilidades de qualificação abertas à arquitetura quando seu campo experimental se desloca para modalidades artísticas que se valem do espaço como suporte ou tema (Instalação, Environments, Ambientes, In Situ). Primeiro tenta situar a produção atual de arquitetura, e avaliar em que medida alguns problemas aí detectados se relacionam com a prática de projeto e com a prática artística experimental dos arquitetos. Analisa a excessiva ênfase visual da estética arquitetônica e a tomada da arquitetura como objeto, avaliando como se relacionam com os suportes, abordagens e procedimentos dos arquitetos para projetar. Analisa, em seguida, os procedimentos de projetação, calcados na representação visual, e discute os limites deste método. Então passa a uma análise de práticas artísticas que, a partir dos anos 60, se deslocaram do campo da pintura e da escultura para atuarem no espaço (arquitetônico ou urbano). Procede a um embate entre os trabalhos dos artistas e os pontos problemáticos apontados na prática arquitetônica, tentando levantar pistas de qualificação desta prática. Levanta uma série, avaliando as mudanças que ocorreriam caso os trabalhos analisados fossem modelos para a experimentação artística dos arquitetos. Eis algumas delas: contrabalançar a excessiva ênfase visual da estética arquitetônica; enfatizar a espacialidade interna e articuladora da arquitetura, atualmente eclipsada pela produção de objetos; assumir a interferência da realidade concreta na produção de arquitetura, destituindo a idéia platônica de correspondência entre idéias e formas; assumir o mundo dado como um suporte dialogal da arquitetura, eliminando-se a idéia de passividade ou neutralidade propiciada pela representação visual. Finalmente, analisa alguns estudos de caso realizados, em ensino e prática, a fim de verificar como eles se relacionam com a discussão empreendida. Reafirma a possibilidade de a arte contemporânea servir como campo de experimentação prática e também de investigação teórica para arquitetos, e aponta os ganhos que se poderia obter. Relaciona a problemática apresentada a uma herança enraizada em alguns pressupostos da ciência moderna. Finaliza apontando a importância de se superar os pressupostos da objetividade e da transcendência do espírito, e voltar a considerar o homem um ser imerso na realidade concreta e cuja apreensão dela se faz por todo o corpo.
Abstract: This paper investigates possible intersections between architectural practice andsome contemporary artistic modalities, emphasizing the use of art as an experimental field for architecture in which architects can investigate architectural matters. So, it intends to study possible qualifications of architectural practice opened by the use of some contemporary art modalities specially these that use space as support and theme (Installation, Environments, Ambientes, In Situ). Firstly, it approaches the contemporary architectural practice and tries to understand problematic points in its production. It analyzes the visual emphasis of architectural esthetic and the approach of architecture as an object, trying to uncover their relationship with architects procedures and approaches. Then, it analyzes the representation tool a central point on architectural production and discusses its implications and limits as the main tool for architectural design. Then, it analyzes some artistic modalities that surpassed painting and sculpture, working in urban and architectural space. These analysis are made aiming to investigate possible qualifications of architectural practice, based on the discussion above exposed. It points several possibilities of qualifying architecture, what could be effective if architects use these artistic modalities as models for their experimental practice. Some of these points are: to reduce the visual emphasis on architectural esthetic; to emphasize the internal spatiality of architecture (which articulates peoples relationship), instead of the architectural object; to assume that concrete reality interferes with the ideas about architecture, eliminating the platonic concept of transcription between ideas and forms; to assume that the world must to be a dialogical support of architecture, and that it is not passive or neutral. Finally, some educational and practical experiences are related, aiming to contextualize it with the discussion above exposed. Then, it points the importance of some contemporary art modalities as experimental fields for architectural practice and theory. It concludes making the relationship of some problems related on architectural practice and some procedures inherited from modern science. It points the importance of surpassing the ideas of objectivity and spiritual transcendence, aiming to approach the human being in his real position: inside the world, and which worlds perception involves all the body.
Asunto: Estética arquitetônica
Arquitetura Estudo e ensino
Arquitetura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7LBNX5
Fecha del documento: 6-mar-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_roberto_andres.pdf25.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.