Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7LBNX5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Stephane Denis Albert Rene Huchetpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Lucia Malardpt_BR
dc.contributor.referee2Roberto Luís Torres Condurupt_BR
dc.creatorRoberto Rolim Andrespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:12:57Z-
dc.date.available2019-08-09T12:12:57Z-
dc.date.issued2008-03-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAAO-7LBNX5-
dc.description.abstractThis paper investigates possible intersections between architectural practice andsome contemporary artistic modalities, emphasizing the use of art as an experimental field for architecture in which architects can investigate architectural matters. So, it intends to study possible qualifications of architectural practice opened by the use of some contemporary art modalities specially these that use space as support and theme (Installation, Environments, Ambientes, In Situ). Firstly, it approaches the contemporary architectural practice and tries to understand problematic points in its production. It analyzes the visual emphasis of architectural esthetic and the approach of architecture as an object, trying to uncover their relationship with architects procedures and approaches. Then, it analyzes the representation tool a central point on architectural production and discusses its implications and limits as the main tool for architectural design. Then, it analyzes some artistic modalities that surpassed painting and sculpture, working in urban and architectural space. These analysis are made aiming to investigate possible qualifications of architectural practice, based on the discussion above exposed. It points several possibilities of qualifying architecture, what could be effective if architects use these artistic modalities as models for their experimental practice. Some of these points are: to reduce the visual emphasis on architectural esthetic; to emphasize the internal spatiality of architecture (which articulates peoples relationship), instead of the architectural object; to assume that concrete reality interferes with the ideas about architecture, eliminating the platonic concept of transcription between ideas and forms; to assume that the world must to be a dialogical support of architecture, and that it is not passive or neutral. Finally, some educational and practical experiences are related, aiming to contextualize it with the discussion above exposed. Then, it points the importance of some contemporary art modalities as experimental fields for architectural practice and theory. It concludes making the relationship of some problems related on architectural practice and some procedures inherited from modern science. It points the importance of surpassing the ideas of objectivity and spiritual transcendence, aiming to approach the human being in his real position: inside the world, and which worlds perception involves all the body.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a aproximação da arquitetura com algumas modalidades artísticas contemporâneas, enfatizando a tomada da arte como campo experimental e investigativo da arquitetura onde os arquitetos podem exercitar questões concernentes à prática arquitetônica. Visa levantar possibilidades de qualificação abertas à arquitetura quando seu campo experimental se desloca para modalidades artísticas que se valem do espaço como suporte ou tema (Instalação, Environments, Ambientes, In Situ). Primeiro tenta situar a produção atual de arquitetura, e avaliar em que medida alguns problemas aí detectados se relacionam com a prática de projeto e com a prática artística experimental dos arquitetos. Analisa a excessiva ênfase visual da estética arquitetônica e a tomada da arquitetura como objeto, avaliando como se relacionam com os suportes, abordagens e procedimentos dos arquitetos para projetar. Analisa, em seguida, os procedimentos de projetação, calcados na representação visual, e discute os limites deste método. Então passa a uma análise de práticas artísticas que, a partir dos anos 60, se deslocaram do campo da pintura e da escultura para atuarem no espaço (arquitetônico ou urbano). Procede a um embate entre os trabalhos dos artistas e os pontos problemáticos apontados na prática arquitetônica, tentando levantar pistas de qualificação desta prática. Levanta uma série, avaliando as mudanças que ocorreriam caso os trabalhos analisados fossem modelos para a experimentação artística dos arquitetos. Eis algumas delas: contrabalançar a excessiva ênfase visual da estética arquitetônica; enfatizar a espacialidade interna e articuladora da arquitetura, atualmente eclipsada pela produção de objetos; assumir a interferência da realidade concreta na produção de arquitetura, destituindo a idéia platônica de correspondência entre idéias e formas; assumir o mundo dado como um suporte dialogal da arquitetura, eliminando-se a idéia de passividade ou neutralidade propiciada pela representação visual. Finalmente, analisa alguns estudos de caso realizados, em ensino e prática, a fim de verificar como eles se relacionam com a discussão empreendida. Reafirma a possibilidade de a arte contemporânea servir como campo de experimentação prática e também de investigação teórica para arquitetos, e aponta os ganhos que se poderia obter. Relaciona a problemática apresentada a uma herança enraizada em alguns pressupostos da ciência moderna. Finaliza apontando a importância de se superar os pressupostos da objetividade e da transcendência do espírito, e voltar a considerar o homem um ser imerso na realidade concreta e cuja apreensão dela se faz por todo o corpo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstalaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subject.otherEstética arquitetônicapt_BR
dc.subject.otherArquitetura Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.titleDa arte para a arquitetura: dispositivos artísticos contemporâneos como meios de investigação de arquiteturapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_roberto_andres.pdf25.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.