Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHN9Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A poética do construir: a arquitetura da construção
Autor(es): Marcela Silviano Brandao Lopes
Primeiro Orientador: Maria Lucia Malard
Primeiro membro da banca : Antônio Carlos Dutra Grillo
Segundo membro da banca: Solange Souza Araujo
Resumo: Tendo como ponto de partida o excessivo desmembramento dofazer arquitetônico, propusemos a aproximação do projeto com seu processo construtivo, não como a necessidade da presença do arquiteto no canteiro de obras, mas como um retorno à materialidade da arquitetura e à poética da construção. Para isso, apresentamos os conceitos de forma e sua relação com os ditos operadores pragmáticos da equação arquitetônica (lugar, uso e técnica), condensados no conceito de material formal, usado apenas como ponto de partida na seleção dos edifícios estudados e de seus procedimentosprojetuais. Nos exemplos selecionados analisamos as formas de interação entre as disciplinas envolvidas, a relação das tecnologias com as questões econômicas vigentes na época, além da solução formal resultante e a relação do projeto com a sua execução. Concluímos que a interação entre as disciplinas envolvidas no projeto deva acontecer desde a concepção do projeto, que uma equipe aberta às contaminações recíprocas é vista como fundamental para um bom desenvolvimento do projeto, e que há evidências de que a opção pelos materiais e sistemas construtivos deva ser sempre problematizada e contextualizada. Em relação à forma, não parece haver vantagem no fato de ela anteceder o processo, mas que traduza o resultado de uma operação arquitetônica complexa, na qual a escolha dos materiais esistema construtivo seja ser uma das suas variáveis.
Abstract: Taking as starting point the extreme dismemberment of thearchitectural making, we made the proposal of approaching the project to its constructive process, not for the requirement of the architects presence on the jobsite but as a return to the materiality of the architecture and the poetic of the construction. With this intention we present the concepts of form and its relation with the so-called operators of the architectural equation (place, use and technique), condensed in the concept of formal material, used only as a starting point in the choice of the buildings and its projects procedures. In the selected examples we analyse the ways of interaction between the disciplines involvedas well as the connections of the technologies with the effective economic questions current at the time. Furthermore we analyse the formal solution resulting and the relationship between the project and its implementation. We conclude that there must be an interaction between the disciplines involved in the project since its conception. A team which is opened to reciprocal contaminations is the base for a good development of the project and evidences points that the option for constructive materials and systems must always be contextualized and the problems involved must be analysed. Regarding the architectural form, the fact of being previous to the process does not seem to bring advantage. However the form must be the result of a complex architectural operation in which the choice of materials and the constructive system must be among its many other variables.
Assunto: Arte Técnica
Projeto arquitetônico
Arquitetura e tecnologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Arquitetura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHN9Q
Data do documento: 27-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a_po_tica_do_construir__a_arquitetura_da_constru__o.pdf9.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.