Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: 1 / 1: a experiência de projeto
Autor(es): Eduardo Campos Moreira
Primeiro Orientador: Stephane Denis Albert Rene Huchet
Primeiro membro da banca : Alexandre Monteiro de Menezes
Segundo membro da banca: Paulo Afonso Rheingantz
Resumo: O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina, uma propostadidática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte, mais especificamente, o fazer artístico. Enfocando o processo de criação, o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin, a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas, valorizando,sobretudo, a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino, o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto, os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produçãoarquitetônica (projeto, construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício, observa-se que juntamente à execução dos objetos, uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.
Abstract: The objective of this work it is the construction of arguments in a way to established a theoric foundation of a specific practice of project teaching in architecture. Starting by the consideration of the moment of crisis in which the teaching of this discipline, a didactic proposal is presentedand disserted in this work. The proposal has the art as a paradigmatic horizon, more exactly, the artistic making. Focusing the process of creation, the work of three artists is utilized as a reference. They are: thematerial-intuitive via of Vladimir Tatlijn, the incorporation of invention of Hélio Oiticica and the action-thougths of Allan Wexler. The didactic experiments incorporate the concepts and practices of this artists, valorizing, above all, the experience of corporal making of their works.As an alternative of teaching, the construction process of the projects developed by the students is inserted in their formation, looking for the improvement of the cognitive and operative skills related to the architectonic practice. Searching for the formation of the body as an architect, the experiments try to reduce the distance between the student and the object projected. The students experiment the phases ofthe architectonic production cycle (project, construction and appropriation) condensed in a didactic proposition. In the development of this exercise, it can be noted that together with the execution of the objects, a critical posture in relation to the architectural production is edified.
Assunto: Arquitetura Arte
Arquitetura Estudo e ensino
Projeto arquitetônico Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YKGBN
Data do documento: 18-Out-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado.pdf7.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.