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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mutimídia interativa e registro de arquitetura: a imagem da arquitetura além da representação
Authors: Ana Paula Baltazar dos Santos
First Advisor: Jose dos Santos Cabral Filho
First Referee: Celina Borges Lemos
Second Referee: PHILIP JOHN RHODES
Abstract: Esta dissertação aborda o problema da representação da arquitetura e seus limites buscando investigar as possibilidades da imagem para presentação da arquitetura apontando o que chamamos de registros como uma maneira de superar a defasagem entre a representação bidimensional e a totalidade arquitetônica propriamente dita. Para tanto, foi necessário compreender como a arquitetura se dá à apreensão visto que a representação perspectiva restringe-se às três dimensões espaciais, carecendo das dimensões temporal e comportamental, essenciais para a experienciação do espaço. Evidenciou-se que o objeto arquitetônico é fruído fenomenologicamente, ou seja, todo o conjunto que o caracteriza é imprescindível para sua apreensão. Quando substituímos o objeto por sua imagem bidimensional, alteramos o processo de percepção, quebrando bruscamente a unidade do conjunto, por tiramos o objeto de seu contexto físico e cultural. Desenvolvemos, então, o argumento de que a imagem bidimensional convencional fotografia e vídeo é uma imagem absoluta, ou seja, não encerra as possibilidades de relativização do objeto, é uma imagem descontextualizada, um fragmento único de algum instante, independente de sua duração. Depois dessa imagem o usuário/fruidor se transforma em observador/espectador, que apenas recebe uma imagem previamente capturada filtrada e limitada pelo olhar de quem a fruiu. A imagem absoluta foi identificada como a possibilidade de re-presentar, inscrever alguma coisa, não sendo passível de uma apreensão fenomenológica. A imagem relativa, ao contrário, foi identificada como aquela capaz de presentar-se, mostrar-se a si mesma por si mesma. Tal imagem não seria uma imagem capturada por uma câmara, mas uma imagem criada, que guarda uma autonomia com ralação a realidade, caracterizando-se, assim, enquanto evento/acontecimento. A imagem relativa foi apontada como alternativa para registrar a arquitetura, por permitir a fruição fenomenológica, por ser relativa ao tempo e ao comportamento, por ser passível de interação, por proporcionar que verdades sejam desveladas ao usuário.Concluímos que o registro encontra sua possibilidade de realização com a mudança do paradigma perspectívico para o paradigma computacional, ou seja, com a alteração do modo de produção da imagem e a possibilidade de inclusão das dimensões do tempo e do comportamento. A multimídia interativa foi considerada o ambiente mais propício tecnologicamente para registrar a arquitetura, por permitir a interatividade, transformando o observador em usuário.
Abstract: This dissertation approaches the question of architectural representation and its limits, aiming to investigate the possibilities of using images to present architecture. It was pointed out what was called 'register' as a way to overcome the gap between bidimensional representation and the architecture completude. For such, it wasnecessary to proceed a comprehensive understanding of how architecture gives itself to experienciation, since the perspectival representation limits itself to the three spatial dimensions, lacking the dimensions related to time and behaviour. Such dimensionsare essential for the complete experience to space. It became evident through the dissertation that the architectural object is perceivedphenomenologicaly, in other words, the whole of architecture is fundamental for its experiencing. When we replace the object by its bidimensional image we change the process of perception, splitting the unity of the whole, since the object is pulled out of its cultural and physical context. We then argued that the traditional bidimensional image - photography and video - is an absolute image. Such image does not comprise the possibilities of relativization. It is a decontextualized image, which is no more than a fragment, no matter its duration. Before such image, the user become an observer, who only receive an image previously captured, i.e, filtered and framed by the gaze of someone who has already experienced it. The absolute image was identified as a possibility to re-present or inscribe something, not allowing a phenomenologycal experience. On the other hand, the relative imagewas identified as that one capable of showing it self from itself. Such image would not be an image captured by a camera, but a created image, which keeps its autonomy regarding reality and caracterizes itself as an event/happening. The relative image was pointed out as an alternative way of registering architecture, because it allows aphenomenologycal experience, because it is interactive, because it leads to the unveilment of 'truth' to the user. We concluded that the 'register' finds the possibility of its realisation with the replacement of the perspectival paradigm by the computational paradigm, i.e, withthe change of the mode of production of image, and the inclusion of time and behaviour dimensions. The interactive multimedia was, then, considered the most adequate technological environment to 'register' architecture, for it allows interactivity which transforms observer into user.
Subject: Arquitetura e computação gráfica
Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-8CSNYD
Issue Date: 29-May-1998
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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