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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O transporte, a cidade e as pessoas: possibilidades e implicações do uso de estações subterrâneas de ônibus compactas no contexto de um sistema multimodal de transporte urbanoBelo Horizonte
Authors: Tiago Esteves Goncalves da Costa
First Advisor: Roberto Luís de Melo Monte-mór
First Referee: Jupira Gomes de Mendonca
Second Referee: Leandro Cardoso
Abstract: Os deslocamentos das pessoas nas grandes cidades brasileiras estão se tornando, ano a ano, mais difíceis e penosos. As frotas de veículos crescem continuamente e este crescimento não é acompanhado por ampliações proporcionais no sistema viário, aumentando os congestionamentos. Se os transportes públicos, na maior parte das situações, sempre ofereceram serviços precários a seus usuários, os crescentes congestionamentos fizeram com que asituação de precariedade face ao transporte urbano atingisse também aqueles com acesso a carros particulares. Dada a impossibilidade de se resolver o problema dos congestionamentos causados por veículos particulares, a solução deve visar melhorias no transporte coletivo. Dentre os meios de transporte coletivo, o metrô goza de grande popularidade por oferecer simultaneamente alta capacidade,velocidade e relativo conforto. Mas o meio de transporte coletivo mais usado na maioria das cidades, em todo o mundo, é o ônibus. Além do baixo custo, ele tem a flexibilidade como grande vantagem. Recentemente, inovações aplicadas sobre sistemas de transporte por ônibus têm conseguido melhorar sua capacidade, velocidade e conforto. Tal discussão é abordada neste trabalho com o foco sobre arelação do transporte com o espaço urbano. Considerando-se a importância dos meios de transporte coletivo, sua grande diversidade e a inter-relação dos deslocamentos das pessoas com o espaço da cidade, uma categoria de lugares mostra-se particularmente importante: trata-se das estações de transferência de passageiros. O estudo dos sistemas de transporte por ônibus conhecidos por Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus (TRO) indicou que suasestações, apesar de constituírem uma peça estratégica para o bom funcionamento de todo o sistema, também apresentam sérios impactos e restrições para os lugares onde se implantam, constituindo o elemento do sistema que maior pressão exerce sobre o espaço urbano. Visto como uma possível solução para estes problemas, ummodelo de estação subterrânea de TRO foi analisado neste trabalho. Esses sistemas são relativamente novos e estações subterrâneas não se encontram difundidas, apesar de não serem inéditas. A avaliação das possibilidades do uso de tais infra-estruturas foi realizada, neste trabalho, em primeiro lugar, de forma isolada e genérica, considerando-as fora de um sistema específico e, em seguida,verificando-se as potencialidades e limitações de seu uso para a constituição de um corredor de transporte específico a Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. Os resultados revelaram grande potencial de tais estações. Se a topografia revelou-seum grande condicionante para seu uso, quando em situações favoráveis, a análise das estações subterrâneas mostrou que elas oferecem diversas vantagens relacionadas à implantação da estação, à operação dos serviços de transporte e à integração destes com outros serviços e com o espaço urbano.
Abstract: Les déplacements des personnes dans les grandes villes brésiliennes devient de plus en plus difficile et pénible. Le nombre de véhicules y augmente continuellement et cette croissance ne s'accompagne pas d'expansions proportionnelles dans le système routier, ce qui provoque l'augmentation des embouteillages. Si les transports publics, dans la plupart des situations, y ont toujours offert des service précaires à leurs utilisateurs, les embouteillages croissants mettent ceux qui ont accès aux voitures privées dans une situation également précaire face aux transports urbains. Compte tenu de l'impossibilité de résoudre les problèmes du trafic routier causés par les véhicules privés, la solution doit cibler les améliorations dans les transports publics. Parmi les moyens de transport collectifs urbains, le métro jouit d'une grande popularité, car il offre, à la fois, haute capacité et haute vitesse et un bon niveau de confort. Mais le moyen de transport public le plus utilisé dans la plupart des villes du monde entier est le bus. Outre son faible coût, sa flexibilité se montre un grand avantage. Récemment, des innovations appliquées à des systèmes de transport par autobus ont augmenté leurs niveaux de capacité, vitesse et confort. La discussion de ce travail met l'accent sur la relation des transports avec l'espace urbain. La prise en compte de l'importance des transports publics, de leur grande diversité et de la corrélation des déplacements des personnes avec l'espace urbain montre quune catégorie d`espaces est particulièrement importante: ce sont les stations pour le transfert des passagers, les poles déchanges. L'étude du système de transport par autobus connu comme Bus Rapid Transit (BRT) a indiqué que ses stations sont stratégiques pour le bon fonctionnement de l'ensemble du système, mais aussi, quelles créent de grands impacts sur ses environs et constituent les éléments du système qui exercent le plusde pression sur l'espace urbain. Envisagé comme une possible solution à ces problèmes, un modèle de station de BRT souterraine a été analysé dans ce travail. Ces systèmes sont relativement récents et des stations souterraines ne sont pas répandues, mais ne sont inédites non plus. Leur évaluation a été réalisée premièrement de forme isolée, en dehors dun système spécifique et, ensuite, leurs potencialités et limitations ont été examinées dans le contexte dun couloir de transport: lAvenue Amazonas, à Belo Horizonte. Les résultats ont indiqué un grandpotentiel de ces stations. Si la topographie impose des restrictions à leur utilisation, lorsque les situations sont favorables, les stations souterraines offrent plusieurs avantages liés à leur aspect physique, au fonctionnement des services de transport et à leur intégration à d'autres services et à l'espace urbain.
Subject: Espaço urbano
Planejamento urbano
Transporte urbano
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-8NDN54
Issue Date: 25-Aug-2011
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