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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Caminhabilidade como instrumento de mobilidade urbana: um estudo de caso em Belo Horizonte
Authors: Izabela Ribas Vianna de Carvalho
First Advisor: Nilson Tadeu Ramos Nunes
First Co-advisor: Leandro Cardoso
First Referee: Jupira Gomes de Mendonca
Second Referee: Marcos Fontoura de Oliveira
Abstract: Belo Horizonte, a exemplo de outras grandes cidades brasileiras, foi moldada de forma a privilegiar padrões de mobilidade voltados para veículos individuais motorizados. Essa tendência, por sua vez, ocasionou consequências para as condições de deslocamentos dos pedestres, resultando na negligencia do modo a pé como forma de transporte. Não obstante os esforços realizados no incremento da infraestrutura pedonal em algumas regiões do município no decorrer dos últimos anos, há ainda um longo caminho a ser percorrido para tornar as ruas de Belo Horizonte mais amigáveis aos pedestres, bem como para o reconhecimento do modo a pé como contribuinte na sustentabilidade e saúde da sociedade. Para tanto, faz-se necessária a compreensão do ambiente pedonal por meio do desenvolvimento e da aplicação de metodologias que auxiliem na tomada de decisões, as quais fomentem condições para que pessoas se sintam convidadas a circular, permanecer e se socializar nas ruas, reconstituindo assim o espaço físico e social comum. O índice de caminhabilidade é uma ferramenta de avaliação do ambiente construído, sob a ótica do pedestre, onde características, muitas vezes subjetivas, são transformadas em dados objetivos, permitindo melhor entendimento da qualidade de uma espacialidade. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um índice de caminhabilidade que possibilite a avaliação do ambiente de caminhada de Belo Horizonte. O índice foi construído em duas etapas. Primeiramente indicadores foram selecionados a partir dos atributos mais recorrentes na literatura (nacional e internacional), bem como seus respectivos critérios de mensuração da caminhabilidade. Em seguida, foram incorporados atributos, considerados representativos de características específicas de Belo Horizonte, além dos já previamente selecionados na literatura. O índice proposto consiste num conjunto de 27 indicadores, sendo 24 para a análise de segmentos de calçada e 3 para a análise de travessias. Buscou-se desenvolver uma metodologia de avaliação fácil e intuitiva, considerando sempre quando possível a análise qualitativa dos elementos para que o método seja acessível e de rápida execução. O índice desenvolvido foi utilizado para avaliar uma espacialidade composta de 21 segmentos e 26 travessias no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. O uso do índice se mostrou eficiente para a avaliação da caminhabilidade de Belo Horizonte em uma microescala, podendo ser utilizada para a análise de um segmento, rua ou uma pequena área. A utilização do índice na análise de projetos de requalificação urbana também se mostrou útil na avaliação de propostas sob o olhar dos pedestres, possibilitando validar projetos, bem como propor possíveis correções de rumo .
Abstract: Like other major Brazilian cities, Belo Horizonte was shaped under a model of urbanization that favors individual motorized vehicles. This course led to consequences for the conditions of pedestrian movements, resulting in the neglect of the foot mode as a form of transport. Despite the efforts made to increase the pedestrian infrastructure in some regions of the municipality during the last years, there is still a long way to go to make the streets of Belo Horizonte more pedestrian friendly, as well as for the recognition of foot mode as a contributor to the sustainability and health of society. Therefore, it is necessary to understand the pedestrian environment through the development and application of methodologies that aid in decision making, which foster conditions for people to feel invited to move, stay and socialize in the streets, thus reconstituting the physical and social space. The walkability index is an evaluation tool of the built environment, from the point of view of the pedestrian, where characteristics, often subjective, are transformed into objective data, allowing a better understanding of the quality of a spatiality. In this context, this research aims to develop a walkability index to enable the evaluation of the walking environment of Belo Horizonte. The index was constructed in two steps. Firstly, indicators were selected based on the most recurrent attributes in the literature (national and international), as well as their respective measurement criteria of the walkability. Next, attributes that were considered representative of specific characteristics of Belo Horizonte were incorporated in addition to those already previously selected. The final index consists of a set of 27 indicators: 24 for the analysis of sidewalk segments and 3 for the analysis of crossings. The evaluation methodology was is easy and intuitive, considering whenever possible the qualitative analysis of the elements so that the method is accessible and quick to execute. The developed index was used to evaluate a composite spatiality of 21 segments and 26 crossings in the Carlos Prates neighborhood, Belo Horizonte. The index was efficient for the evaluation of the walkability of Belo Horizonte at the microscale, being able to be used for the analysis of a segment, street or a small area. The use of the index in the analysis of urban requalification projects was also useful in the evaluation of proposals under the perspective of pedestrians, making it possible to validate projects, as well as propose possible course corrections.
Subject: Engenharia de transportes
Pedestres
Mobilidade de pessoal
Transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BAPPDF
Issue Date: 10-Apr-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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