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dc.contributor.advisor1Ricardo Luiz U de Freitas Pintopt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Poley Martins Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme de Souza Papinipt_BR
dc.creatorBernardo Oliveira Hargreavespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:15:23Z-
dc.date.available2019-08-12T16:15:23Z-
dc.date.issued2018-10-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAOA-BB2KY5-
dc.description.abstractRecently, unmanned aerial vehicles (UAVs) with high aspect ratio wings that flies at high altitudes have become the focus of the current technological development. Missions such as border monitoring, telecommunications, detection of geological phenomena, and others that were previously carried out by satellites are in the process of being replaced by the use of UAVs, which have a lower operating cost and can take off and land according to the mission requirements. In this work, the wing geometry and operational parameters are optimized in order to find the optimal wing shape for maximum endurance and maximum range conditions. For the aerodynamic evaluation, the Multhopp Method was used to calculate the lift coefficients and wing loads. Three wing formats were analyzed: rectangular, tapered and bi-tapered. Its geometric parameters were optimized, maintaining the same planform area. The analyses focused on evaluate both aerodynamic and structural performance for a more efficient design that meets flight requirements. The results presented showed significant gains in performance, in terms of endurance and range, in the tapered and bi-tapered wings when compared to rectangular wings, and are promising for the design of high aspect ratio wings to be applied in unmanned aerial vehicles (UAVs)pt_BR
dc.description.resumoRecentemente, veículos aéreos não tripulados (VANTs) com asas de elevado alongamento e que voam em elevadas altitudes tornaram-se o centro das atenções da atual vanguarda tecnológica. Missões como monitoramento de fronteiras, telecomunicações, detecção de fenômenos geológicos, dentre outras, e que antes eram desempenhadas por satélites, estão em vias de serem substituídas pelo uso de VANTs, que possuem custo operacional mais baixo e podem decolar e pousar de acordo com a necessidade da missão. Neste trabalho, é apresentado um estudo onde parâmetros geométricos e operacionais são otimizados no intuito de se encontrar a asa ótima para que tanto a autonomia quanto o alcance em voo sejam maximizados. Para a avaliação aerodinâmica, foi implementado o método Multhopp para o cálculo dos coeficientes aerodinâmicos e cargas na asa. Foram analisados três formatos de asa, sendo eles retangular, trapezoidal e bi-trapezoidal. Seus parâmetros geométricos foram otimizados, mantendo a mesma área em planta. A análise concentrou-se em avaliar o desempenho aerodinâmico e estrutural para um projeto mais eficiente e que atenda aos requisitos de voo. Os resultados apresentados mostraram ganhos relevantes em desempenho, em termos de autonomia e alcance, nas asas trapezoidais e bi-trapezoidais quando comparados às asas retangulares. Portanto, são promissores para o projeto de asas de elevado alongamento a serem aplicadas em veículos aéreos não tripulados (VANTs)pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAsa de elevado alongamentopt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subject.otherOtimização estruturalpt_BR
dc.subject.otherAeronave não tripuladapt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherDesempenhopt_BR
dc.titleOtimização aerodinâmica e estrutural de asas de elevado alongamento para veículos aéreos não tripuladospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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