Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BC5H2D
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudo de uma máquina de indução de nove fases
Autor(es): Rodrigo Rodrigues Bastos
Primeiro Orientador: Braz de Jesus Cardoso Filho
Primeiro membro da banca : Paulo Fernando Seixas
Segundo membro da banca: Sidelmo Magalhaes Silva
Terceiro membro da banca: Anderson Vagner Rocha
Resumo: A utilização de motores elétricos com número de fases maior que três apresenta vantagens com relação ao uso de motores trifásicos em algumas aplicações, como: altas potências, pela redução da potência por fase, sendo redução da corrente e/ou tensão; aplicações que exijam um alto nível de confiabilidade, uma vez que máquinas desse tipo continuam a funcionar mesmo após a perda de uma ou mais fases do motor ou inversor; e aplicações embarcadas, do tipo carros elétricos e híbridos, navios e trens, onde uma elevada confiabilidade é fundamental, mas também por outra característica dessas máquinas que é o ganho de torque por meio de injeção de correntes harmônicas. Esse trabalho é focado no estudo de um motor de indução de nove fases. É mostrado como modelar essa máquina para a componente fundamental e para o terceiro harmônico, como obter circuitos equivalentes de regime permanente para esses harmônicos com a mesma forma de um circuito equivalente de um motor trifásico convencional. Além disso, é mostrado como o terceiro harmônico aumenta o torque da máquina eneafásica, como implementar o seu controle vetorial garantindo sempre o sincronismo desejado entre fundamental e o terceiro harmônico. Finalmente, serão mostrados alguns aspectos relacionados ao projeto desse tipo de motor e são feitas comparações entre o desempenho da máquina de nove fases e da máquina trifásica.
Abstract: Electric motors with number of phases greater than three may present advantages over conventional three-phase machines in the following applications: high power levels, once the power per phase is reduced, whether by reducing voltage or current and it is even possible to reduce the price of the converter. Applications that require high levels of reliability, because multi-phase machines can operate with one or more damaged phases. Besides that, onboard applications, like electrical and hybrid vehicles, ships and trains, have gains by using these kind of machines, because of the aforementioned high reliability and because it is possible to increase the torque by injecting harmonic currents. This work will be focused on a nine-phase induction machine. It will be shown how to model this machine for fundamental and third harmonic frequencies and how to obtain steadystate equivalent circuits with the same topology of the equivalent circuit of standard three-phase machines. In addition, it is demonstrated how the third harmonic currents can increase the torque density and how is implemented the indirect field-oriented control to always synchronize correctly the quantities of these two harmonics. Furthermore, some aspects of design of ninephase machines and the comparison of the performance of three-phase and nine-phase machines are discussed here.
Assunto: Máquinas elétricas de indução
Motores
Engenharia elétrica
Modelos matemáticos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BC5H2D
Data do documento: 4-Set-2015
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