Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCEH7G
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise de desempenho de SED via autômatos modulares estocásticos: abordagem via simulação computacional e método analítico
Autor(es): Lisley Mara Guimarães de Souza
Primeiro Orientador: Carlos Andrey Maia
Primeiro membro da banca : Patricia Nascimento Pena
Segundo membro da banca: Rodney Rezende Saldanha
Terceiro membro da banca: Vinicius Mariano Goncalves
Quarto membro da banca: Roberto Gomes Ribeiro
Resumo: A tarefa de modelagem de sistemas, na área da engenharia, algumas vezes apresenta falhas por serem sistemas grandes e com diversas funcionalidades. Devido ao grande número de estados possíveis, torna-se complexa a elaboração de um modelo único que represente o comportamento do sistema como um todo. Por isso, técnicas com um caráter modular tornam-se uma alternativa atraente para a modelagem de sistemas. No contexto de Sistemas a Eventos Discretos (SED), é possível modelar sistemas utilizando autômatos, rede de Petri, álgebra Max-plus, entre outros; e trabalhar com sistemas de filas, cliente - servidor, manufatura, tráfego, e diversos outros. Este trabalho propõe uma metodologia que aborda a modelagem, a implementação e a análise dos resultados, para modelar e analisar sistemas de forma modular por meio de autômatos estocásticos. Além disso, são utilizadas propriedades da cadeia de Markov e da teoria de filas que tornam possível a análise de sistemas com grande complexidade computacional. Dessa forma, a mesma metodologia de modelagem é utilizada para análise por método analítico e por simulação. Um dos principais resultados deste trabalho é a demonstração da eficiência dos autômatos modulares estocásticos, devido à facilidade e à redução dos erros na etapa da modelagem. A metodologia foi aplicada a um sistema de veículos guiados automatizados e também a um sistema cliente-servidor com impaciência.
Abstract: The modeling of systems, in the engineering area, sometimes presents failures because they are large systems with many functionalities. Due to a large number of possible states, the development of a single model that represents the behavior of the system as a whole becomes complex. Therefore, techniques with a modular characteristic become an attractive alternative for modeling systems. In the context of Discrete Event Systems (DES), it is possible to model systems using automata, Petri Nets, max-plus algebra, among others; and to work with a queueing system, client-server, manufacturing, traffic, and many others. This work proposes a methodology that deals with the modeling, implementation, and analysis of the results in order to model and analyze systems in a modular way, by means of stochastic automata. In addition, properties of the Markov chain and queueing theory are used, which makes possible the analysis of systems with large computational complexity. Thus, the same modeling methodology is used for analysis through analytical and simulation methods. One of the main results of this work is the demonstration of the efficiency of stochastic modular automata due to the ease and reduction of errors in the modeling step. The methodology was applied to an automated guided vehicle system as well as a client-server system with impatience.
Assunto: Robôs
Engenharia elétrica
Modelagem de sistemas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCEH7G
Data do documento: 20-Fev-2019
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