Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCLJ2H
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Repensando o aprendizado na indústria: o caso do ramp-up de uma oficina de virolas
Authors: Victor Bernardino Silva
First Advisor: Rodrigo Ribeiro
Abstract: Historicamente, os conceitos de aprendizado e produtividade na indústria tenderam a se confundir, fazendo com que esses termos fossem utilizados muitas vezes com o mesmo propósito: falar sobre a evolução da produtividade com o tempo. Muito dessa significação dada veio pela abordagem mais tradicional na literatura, a das curvas do aprendizado (CA). A presente pesquisa irá repensar essas discussões sobre o aprendizado na indústria, mostrando que a evolução da produtividade é, na verdade, uma consequência do processo de aprendizagem. Para tal, será apresentado um estudo de caso sobre o ramp-up de uma oficina de tubos metálicos (virolas), posicionando os fatos e as decisões que foram tomadas durante esse processo e mostrando como isso afetou o processo de aprendizagem e consequentemente a produtividade da oficina. A metodologia utilizada é inovadora dentro dessa discussão sobre curvas de aprendizado, dado que a pesquisa em campo foi feita durante o processo de aprendizagem, enquanto os estudos sobre o assunto discutem os resultados de produtividade sempre a posteriori. Em um contexto mais amplo, a pesquisa realizada se deu em uma planta industrial de ferro-níquel em uma área remota no norte do Brasil, onde a oficina de virolas era uma de suas áreas de apoio. O ramp-up dessa indústria não seguiu o que era planejado em termos de tempo e eficiência. Similarmente, o ramp-up da área de virolas também foi complicado, o que faz da oficina um reflexo (ou um espelho) desse processo na planta industrial. Entre as principais atividades que a dissertação traz contribuições estão: (1) definição de mix de contratação e composição de célula de produção, (2) especificação de compra de equipamentos e seleção de fornecedores e (3) definição de modelos de organização do trabalho.
Abstract: Historically, the concepts of learning and productivity in industry have tended to be used for the same purpose: to talk about the evolution of productivity over time. Much of this significance came from the more traditional approach in literature: the learning curves (LC). The present research will rethink these discussions about learning in industry, showing that the evolution of productivity is actually a consequence of the learning process. To this end, a case study will be presented on the ramp-up of a metal tube workshop (ferrules), positioning the facts and decisions that were made during this process and showing how this affected the learning process and consequently the productivity of the workshop. The methodology used is innovative within this discussion about learning curves, given that the field research was done during the learning process, while the studies on this subject always discuss the results of productivity a posteriori. In a broader context, the research was carried out in an industrial ironnickel plant in a remote area in northern Brazil, where the ferrule workshop was one of its support areas. The ramp-up of this industry did not follow what was planned in terms of time and efficiency. Similarly, the ramp-up of the ferrule area was also complicated, which makes the workshop a reflection (or a mirror) of that process in the industrial plant. Among the main activities that the dissertation contributes are: (1) definition of the mix of contracting and composition of the production cell, (2) specification of the purchase of equipment and selection of suppliers, and (3) definition of work organization models.
Subject: Curva de aprendizagem (Engenharia industrial)
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCLJ2H
Issue Date: 20-Dec-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado___victor_bernardino___vers_o_final_com_ficha__catalogr_fica.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.