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http://hdl.handle.net/1843/REPA-7BSFMS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Inverstigações experimentais da eficiência hidráulica em bocas-de-lobo em greide contínuo |
Autor(es): | Jose Geraldo de Araujo Lima |
Primeiro Orientador: | Marcia Maria L Pinto Coelho |
Primeiro membro da banca : | Carlos Barreira Martinez |
Segundo membro da banca: | Marcio Benedito Baptista |
Terceiro membro da banca: | Podalyro Amaral de Souza |
Resumo: | Para que o escoamento das águas pluviais ocorra de forma ordenada e obedecendo a critérios pré estabelecidos é necessário o funcionamento harmônico de todas as partes do sistema dedrenagem implantado. O desconforto e os riscos decorrentes de alguma deficiência deste sistema são mais diretamente sentidos pela população se o problema estiver ligado aos seus mecanismos de captação, responsáveis pelo esgotamento da água que escoa pelo leito das ruas. Na dinâmica do funcionamento de um sistema de drenagem urbana cabe às bocas-delobo o papel de captação da água que escoa superficialmente pelas sarjetas. Para se conceber e implantar bons sistemas de drenagem torna-se importante, então, o conhecimento pleno das características gerais e da eficiência das bocas-de-lobo.Com o objetivo de investigar o comportamento hidráulico e a eficiência das bocas-de-lobo atualmente utilizadas em Belo Horizonte e cidades vizinhas, foi construído no Centro de Pesquisas Hidráulicas CPH da UFMG um modelo que reproduz em escala reduzida um segmento de rua dotado de sarjeta e boca-de-lobo mais empregados nos sistemas de drenagem da cidade. O modelo foi construído em escala 1:3, tendo como material o compensado naval revestido com fibra de vidro e resina. Foi instalado em estrutura metálica com articulaçãopara permitir a variação da declividade longitudinal e ligado a um conjunto moto-bomba capaz de fornecer ao modelo os valores de vazões requeridos para os testes. Uma vez em operação foi possível observar detalhes do comportamento das bocas-de-lobo e aferir aeficiência hidráulica atribuída a estes dispositivos em determinadas condições de funcionamento. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a capacidade de captação das bocas-de-lobo situadas em pontos de greide contínuo. Os testes demonstraram que em uma boca-de-lobo combinada, a grelha é responsável pela quase totalidade da vazão captada, enquanto que a abertura na guia pouco contribui para o desempenho da boca-de-lobo. A contribuição da depressão nacapacidade de captação da boca-de lobo é da ordem de 12%. Adicionalmente, foram testados outros tipos de grelha visando melhorar a eficiência da captação. A grelha com barra transversal posicionada sob as barras longitudinais proporcionou aumento de 10%, aproximadamente, na capacidade de captação da boca-de-lobo investigada |
Abstract: | In order to guarantee that rainwater flow occurs in oriented ways and under given criteria, its necessary that installed drainage system works properly. Population´s discomfort and risks of drainage system failures become more intense when the problem is related to water capturemechanisms, responsible for exhaustiing the water that flows in the streets. In urban drainage system, dynamic inlets lead the role of capture the water that flows in gutters. In order to design and install efficient drainage systems it is increasingly important to acquire full knowledge of inlets general characteristics and efficiencies. In order to study inlets hydraulic behavior used nowadays in Belo Horizonte, a small-scalemodel that represents a street, with citys standard gutter and inlet, has been built at the UFMGs Centro de Pesquisas Hidráulicas CPH. The model has been built in 1:3-scale, using naval wood with fiberglass and resin covering. It has been installed on a steel structure with a hinge, to vary the longitudinal grade. Model has been connected to a pump able toprovide test flow values. It has been possible to observe inlets behavior details and to compute the hydraulic efficiency of those devices under given work conditions. Among the results is the computation of capture capacity of inlets located in continuous streets. Tests have shown that, for combination inlets, grate is responsible for capture almost all flow, and the curb opening doesnt have a significant contribution to inlet performance. Depression contribution to inlet capture capacity is about 12%. In addition, other grate types have been tested, in order to improve inlet capture efficiency. A grate with transversal bars located under longitudinal bars has allowed an increase of 10% in the inlet capture capacity. |
Assunto: | Meio ambiente Recursos hídricos Desenvolvimento Engenharia sanitária Saneamento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/REPA-7BSFMS |
Data do documento: | 18-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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