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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Navegando no universo surdo: a multimodalidade a favor do ensino de português como segunda língua em um curso EAD
Autor(es): Eva dos Reis Araujo Barbosa
Primeiro Orientador: Reinildes Dias
Primeiro membro da banca : Maria Cristina da Cunha Pereira
Segundo membro da banca: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Resumo: Esta dissertação tem como tema norteador o ensino de Português como Segunda Língua (PL2) para alunos surdos, por meio da Educação a Distância (EAD) e dos pressupostos da abordagem da Multimodalidade. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o papel de recursos multimodais em um curso sobre produção textual, namodalidade EAD, com foco nos parâmetros da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para alunos surdos que cursam ou que já concluíram o Ensino Médio. Para tanto, entre os objetivos específicos estavam projetar, criar, implementar e avaliar o curso EAD, além de avaliar as produções escritas dos alunos surdos que o realizaram. O método utilizado foi o estudo de caso, tendo em vista o caráter interpretativo/qualitativo da pesquisa. Para o design e a criação do curso sobre escrita de artigos de opinião, foram consultados autores como Souza (2015); Ferraz (2011); Dias (2004), inspirado em White e Arndt (1991), e Kress e van Leeuwen (2006), e o curso foi implementado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Após a criação, o curso foi avaliado formativamente por profissionais da área do ensino de PL2 para surdos, a fim de verificarmos sua adequação ao público-alvo e de providenciarmos as mudanças necessárias. Enquanto acontecia a avaliação, o curso foi divulgado e os alunos surdos foram selecionados. Ao longo de sua realização, os alunos fizeram as atividades propostas, leram o conteúdo disponibilizado e escreveram um artigo de opinião nos moldes da redação do ENEM, por meio do processo cíclico e colaborativo de escrita, seguindo o modelo de Dias (2004). Ademais, os estudantes surdos também avaliaram formativamente o curso, com o intuito de obtermos suasimpressões gerais. Diante disso, o corpus de análise foi composto por: (1) respostas a três questionários: um pelos profissionais avaliadores e dois pelos alunos surdos; (2) dados do design do curso: layouts das páginas do AVA, além de infográficos, esquemas, mapas conceituais e vídeos criados pela pesquisadora; e (3) respostas das atividadespropostas e redações escritas pelos alunos surdos. Para as análises dos dados, seguimos: (1) a função de composição da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006); (2) as categorias indicadoras do caminho de leitura, próprias da Semiótica Social e da Multimodalidade como, por exemplo, meio, modo, recurso,tipografia e cores; (3) as propostas de Ferraz (2011) e Souza (2015); (4) a Matriz de Referência para Redação do ENEM, utilizada como critério para o desenvolvimento da capacidade de escrita relativa à produção de um artigo de opinião nos moldes da redação do ENEM e para a avaliação dos artigos produzidos; e (5) autores da área doensino de PL2 para surdos. Após as análises realizadas, percebemos, dentre outras questões, que os modos semióticos de imagem em movimento, imagem estática, Língua de Sinais e linguístico, quando utilizados de maneira integrada, auxiliam na produção escrita dos alunos surdos, uma vez que estes se encontram em uma cultura baseada na visão. Além disso, verificamos que os estudantes foram favoráveis à utilização de diferentes recursos multimodais para aprenderem a escrever em PL2. Constatamos que este curso, criado na modalidade EAD, foi uma ferramenta importante para esse públicode alunos. Por meio desta pesquisa, esperamos contribuir para o ensino de PL2 para surdos, especialmente em relação à escrita de artigos de opinião e, também, para as experiências de customização de AVAs ao contexto de educação de pessoas surdas, utilizando os pressupostos da Multimodalidade.
Abstract: This dissertation analyzes the teaching of Portuguese as Second Language (PSL) through distance learning to deaf students, according to the Multimodality Approach. The main objective of this research was to analyze the role of the multimodal resources in an online course about text production for deaf people (students or high school graduates). This course focused on the parameters of Brazilian national evaluation of basic schools (Exame Nacional do Ensino Médio ENEM). In order toaccomplish this main objective, it was established some specific objectives, such as designing, creating, implementing and evaluating the distance-learning course, and evaluating the deaf students written texts. The selected method was the case study, owing to the interpretative/qualitative point of view of this research. Scholars such asSouza (2015), Ferraz (2011), Dias (2004), inspired in White and Arndt (1991), and Kress e van Leeuwen (2006) were consulted for designing and creating the course, which was implemented through the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle and focused on the writing of opinion articles. After its creation, professionals of PSL to deaf people formatively evaluated the course, for us to verify its adequacy to the target audience and to make the necessary changes on it. During the evaluation ofthe professionals, the course was launched, and the deaf students were selected. They read the available contents, did the activities and wrote an opinion article following the ENEM parameters, based on a cyclical and collaborative writing process, according to Dias model (2004). Furthermore, the deaf students evaluated the course formatively, for us to obtain their general impressions. After that, we compiled the corpus, which gathered: (1) answers of three questionnaires oneanswered by the professionals, and the other two by the deaf students; (2) course design data: VLE layouts, infographics, schemas, conceptual maps, and videos made by the researcher; and (3) answers of the activities and articles written by the deaf students. In order to analyze the collected data, we followed: (1) Kress and van Leeuwens Grammar of Visual Design (2006); (2) the indicative categories of reading path proper from Social Semiotic and Multimodality, such as medium, mode,resource, typography and colors; (3) Ferraz (2011) and Souza (2015) proposals; (4) the ENEM reference matrix for written texts, used as a criterion for the development of writing capacity related to the production of an opinion article on the ENEM model, and for the evaluation of the written articles; and (5) researchers of PSL to deaf people. After the analysis, we realized that, among other matters, the semioticmodels of moving image, static image, Sign Language and linguistics, when integrated, help deaf people in their written productions, since they are immersed in a visual culture. Besides, we verified that the students were favorable to the usage of different multimodal resources for learning writing using PSL ergo, the online course was an important learning tool for this type of audience. With this research, we intend to contribute to the teaching of PSL to deaf people (especially concerning the writing of opinion articles), and to the customization experiences in VLEs in thecontext of deaf education, using the assumptions of Multimodality.
Assunto: Ensino à distância
Línguas Ensino auxiliado por computador
Educação especial
Surdos Educação
Tecnologia educacional
Lingua portuguesa Estudo e ensino (Segundo grau)
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHVLT3
Data do documento: 14-Dez-2016
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