Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTPUF
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Ser professor na contemporaneidade: tensão entre o particular e o coletivo
Autor(es): Herminia Maria Martins Lima Silveira
primer Tutor: Maria Antonieta A de M Cohen
primer Co-tutor: Maralice de Souza Neves
primer miembro del tribunal : Monica Maria Farid Rahme
Segundo miembro del tribunal: Glaucia Muniz Proenca Lara
Tercer miembro del tribunal: Ernesto Sergio Bertoldo
Cuarto miembro del tribunal: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Resumen: O foco de discussões deste trabalho recai sobre as questões relacionadas aos modos de subjetivação do professor considerando o fazer docente inscrito em um modelo social diferente da modernidade. Entende-se, aqui, que existem diferentes formas da sociedade contemporânea funcionar, se organizar, do sujeito se relacionar com o espaço e o tempo, portanto, novas formas de fazer laço social em uma sociedade considerada como sociedade do espetáculo, consumista, instável e em constante recomeço. O objetivo central desta pesquisa é analisar os dizeres de professores, a fim de verificar quais são os seus modos de subjetivação diante da configuração da sociedade atual. Para o desenvolvimento da reflexão proposta, procura-se estabelecer diálogo com algumas teorias do discurso (PÊCHEUX, AUTHIER-REVUZ), em interface com os estudos da psicanálise de Freud e de Lacan. Os participantes da pesquisa, no total de sete, são professores que lecionam em segmentos diferentes, Ensino Fundamental e Médio, de uma escola da rede estadual de ensino localizada em um distrito da Zona da Mata de Minas Gerais. Para este estudo, tendo em vista o objetivo proposto, foram utilizados como dispositivos metodológicos de pesquisa - a entrevista semiestruturada e o encontro coletivo. A entrevista permitiu ao professor falar e refletir sobre si, sobre o seu fazer em sala de aula, sobre seus saberes, sobre ser professor na atualidade. Os encontros coletivos, outro momento da pesquisa, proporcionaram um espaço de circulação da palavra entre os participantes com intuito de interrogar as recorrências discursivas, as imagens cristalizadas a respeito da educação, da profissão docente. À luz das representações advindas dos dizeres dos professores, foi possível apreender vestígios de subjetivação, de singularidade. Assim, mesmo que os discursos da Educação na pós-modernidade atravessem os dizeres dos docentes, foi possível verificar que a posição subjetiva desses professores é constituída sob alguns aspectos sociais e históricos da modernidade. Conclui-se, então, que a tradição persiste na forma como esses professores lidam com a profissão e incide no modo como esses sujeitos se inscrevem e são inscritos na docência
Abstract: The main point of discussion in this study falls into issues that are related to teachers modes of subjetification regarding his/her teaching practice, which is written in a social model that is different from the modernity. We understand that there are different ways for the contemporary society to work, to organize itself, and also for subjects to relate to the space and time, therefore there are new ways of producing social bonds in a society considered as society of spectacle, which is consumerist, unstable and also in constant transformation. This research aims to analyze teachers utterances in order to assess their modes of subjectification in the current society. For the development of the proposed reflection, we intend to establish dialogue with some discourse theories (PÊCHEUX, AUTHIER-REVUZ), in an interface with Freuds and Lacans psychoanalytical contributions. The seven participants of this research are teachers who work in different segments (Elementary and Middle School) in a state school located in a district in Zona da Mata, in the state of Minas Gerais. Considering our objective, in this study we utilized the semi-structured interview and a few conversational rounds as methodological devices. The interview enabled teachers to talk and reflect about themselves, about their practices in the classroom and about being a teacher nowadays. Another moment in our research, the conversational rounds, provided space for word circulation among the participants aiming to interrogate discursive recurrences and their crystallized images regarding education and teaching practice. Under the light of the teachers representations we could observe traces of subjectification, of singularity. Thus, even if the Educational discourses in the postmodernity intersect teachers utterances, it is possible to observe that teachers subjective position is constituted under some social and historical aspects of the modernity. It was concluded then that tradition persists in the way these teachers deal with their profession and influence on the way in which these subjects relate and are related to their teaching.
Asunto: Análise do discurso
Sujeito (Psicologia)
Subjetividade
Professores Formação
Representação (Psicanálise)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTPUF
Fecha del documento: 3-feb-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ser_professor_na_contemporaneidade_tens_o_entre_o_particular_e_o_coletivo.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.