Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTPUF
Type: Tese de Doutorado
Title: Ser professor na contemporaneidade: tensão entre o particular e o coletivo
Authors: Herminia Maria Martins Lima Silveira
First Advisor: Maria Antonieta A de M Cohen
First Co-advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Monica Maria Farid Rahme
Second Referee: Glaucia Muniz Proenca Lara
Third Referee: Ernesto Sergio Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee4: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Abstract: O foco de discussões deste trabalho recai sobre as questões relacionadas aos modos de subjetivação do professor considerando o fazer docente inscrito em um modelo social diferente da modernidade. Entende-se, aqui, que existem diferentes formas da sociedade contemporânea funcionar, se organizar, do sujeito se relacionar com o espaço e o tempo, portanto, novas formas de fazer laço social em uma sociedade considerada como sociedade do espetáculo, consumista, instável e em constante recomeço. O objetivo central desta pesquisa é analisar os dizeres de professores, a fim de verificar quais são os seus modos de subjetivação diante da configuração da sociedade atual. Para o desenvolvimento da reflexão proposta, procura-se estabelecer diálogo com algumas teorias do discurso (PÊCHEUX, AUTHIER-REVUZ), em interface com os estudos da psicanálise de Freud e de Lacan. Os participantes da pesquisa, no total de sete, são professores que lecionam em segmentos diferentes, Ensino Fundamental e Médio, de uma escola da rede estadual de ensino localizada em um distrito da Zona da Mata de Minas Gerais. Para este estudo, tendo em vista o objetivo proposto, foram utilizados como dispositivos metodológicos de pesquisa - a entrevista semiestruturada e o encontro coletivo. A entrevista permitiu ao professor falar e refletir sobre si, sobre o seu fazer em sala de aula, sobre seus saberes, sobre ser professor na atualidade. Os encontros coletivos, outro momento da pesquisa, proporcionaram um espaço de circulação da palavra entre os participantes com intuito de interrogar as recorrências discursivas, as imagens cristalizadas a respeito da educação, da profissão docente. À luz das representações advindas dos dizeres dos professores, foi possível apreender vestígios de subjetivação, de singularidade. Assim, mesmo que os discursos da Educação na pós-modernidade atravessem os dizeres dos docentes, foi possível verificar que a posição subjetiva desses professores é constituída sob alguns aspectos sociais e históricos da modernidade. Conclui-se, então, que a tradição persiste na forma como esses professores lidam com a profissão e incide no modo como esses sujeitos se inscrevem e são inscritos na docência
Abstract: The main point of discussion in this study falls into issues that are related to teachers modes of subjetification regarding his/her teaching practice, which is written in a social model that is different from the modernity. We understand that there are different ways for the contemporary society to work, to organize itself, and also for subjects to relate to the space and time, therefore there are new ways of producing social bonds in a society considered as society of spectacle, which is consumerist, unstable and also in constant transformation. This research aims to analyze teachers utterances in order to assess their modes of subjectification in the current society. For the development of the proposed reflection, we intend to establish dialogue with some discourse theories (PÊCHEUX, AUTHIER-REVUZ), in an interface with Freuds and Lacans psychoanalytical contributions. The seven participants of this research are teachers who work in different segments (Elementary and Middle School) in a state school located in a district in Zona da Mata, in the state of Minas Gerais. Considering our objective, in this study we utilized the semi-structured interview and a few conversational rounds as methodological devices. The interview enabled teachers to talk and reflect about themselves, about their practices in the classroom and about being a teacher nowadays. Another moment in our research, the conversational rounds, provided space for word circulation among the participants aiming to interrogate discursive recurrences and their crystallized images regarding education and teaching practice. Under the light of the teachers representations we could observe traces of subjectification, of singularity. Thus, even if the Educational discourses in the postmodernity intersect teachers utterances, it is possible to observe that teachers subjective position is constituted under some social and historical aspects of the modernity. It was concluded then that tradition persists in the way these teachers deal with their profession and influence on the way in which these subjects relate and are related to their teaching.
Subject: Análise do discurso
Sujeito (Psicologia)
Subjetividade
Professores Formação
Representação (Psicanálise)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AJTPUF
Issue Date: 3-Feb-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ser_professor_na_contemporaneidade_tens_o_entre_o_particular_e_o_coletivo.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.