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Type: Tese de Doutorado
Title: Verso e reverso no PIBID-Inglês: representações sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de inglês
Authors: Katia Honorio do Nascimento
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Marisa Grigoletto
Second Referee: Carla Nunes Vieira Tavares
Third Referee: Vanderlice dos Santos Andrade Sól
Abstract: Este estudo teve como tema a formação de professores de línguas pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da investigação consistiu em organizar e analisar as representações de participantes de um subprojeto do Programa, que foi desenvolvido em uma universidade federal situada noVale do Jequitinhonha/MG. As representações se referem ao imaginário sobre a língua inglesa, sobre o ensino e a aprendizagem de inglês na educação básica, sobre o professor de inglês de escolas públicas e sobre o próprio PIBID. Buscou-se observar se houve alguma alteração em seus posicionamentos discursivos a partir da participação noprograma em questão e se, assim, eles passaram por deslocamentos subjetivos. A pesquisa possui base qualitativa e se situa na área da Linguística Aplicada. Promovendo problematizações sobre a formação docente e o ensino e a aprendizagem de inglês, a pesquisa tem como esteio teórico-analítico o atravessamento da psicanálise e da teoria discursiva (FREUD, [1899]/1996, [1914]/1996, e outros; LACAN, [1953-1954/1986, [1954-1955]/1985, e outros; AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004; PÊCHEUX, [1975]/2009, [1975]/2010, e outros) com matizes teóricos da perspectiva discursivodesconstrutivista (CORACINI; BERTOLDO, 2003; DERRIDA, [1972]/2005). A metodologia se fundamenta na análise de recortes discursivos retirados da materialidade linguístico-discursiva do corpus. O corpus da pesquisa é formado por entrevistas orais, por questionários abertos, pela consulta aos relatórios inicial e final do subprojeto enviados para a CAPES e pela consulta aos documentos oficiais do PIBID. A hipótese se remete à ideia de o PIBID ter modificado as representações dos pibidianos e dos professores envolvidos no subprojeto de modo diferente daquele previsto pelo Programa nacional, levando a deslocamentos subjetivos não esperados. Três eixos temáticos de representações foram formados a partir das seguintes regularidades: as funções dos participantes dentro do subprojeto demarcadas por bases hierárquicas de saber/poder e de vigilância e controle; as dicotomias teoria/prática e universidade/escola básica; avisão vocacional do magistério; as experiências gratificantes e traumáticas de aprendizagem da LI e as imagens do professor de inglês de escolas públicas. Os resultados da investigação mostraram que os participantes, em sua maioria, possuem representações que não se alteram com a participação no PIBID, pois o programa seapresentou por um efeito reverso: tal qual phármakon, ele se fez remédio e veneno ao defrontar os participantes com os desafios e as contingências próprias ao cotidiano escolar. Por outro lado, sutis deslocamentos podem ser percebidos nas representações de alguns participantes. Outros pibidianos se posicionaram discursivamente de modo outro, sendo que esse posicionamento não se coadunou às premissas constantes no Programa nacional do PIBID. Os resultados, assim, evidenciaram que os deslocamentos subjetivos são da ordem do singular e podem acontecer a posteriori ou, inclusive, não ocorrer.Além disso, os resultados mostraram que por mais bem elaborado um projeto de formação de professores seja em relação a seus objetivos, este se vê diante do imaginário de seus participantes e se depara com uma responsabilização diferente frente às premissas do programa e, por isso, este (o projeto) não atinge seus objetivos. De modo geral, os resultados expuseram a complexidade do processo de formação deprofessores. A investigação permitiu compreender os modos de subjetivação dos participantes neste subprojeto e os possíveis efeitos dessa subjetivação para a área de formação de professores e para os estudos no campo da Linguística Aplicada.
Abstract: This study investigates the language teaching-learning process in a teacher educationproject called PIBID, which was developed in a Federal University in JequitinhonhaValley. It is focused on analyzing teachers and students imaginary about language andabout teaching/learning process and practice, as well as how they see the professionafter taking part on PIBID and their opinion about the project. Mainly, this study seeksto comprehend their subjective shifts after participating on this project. This is aqualitative research on Applied Linguistics, which is supported by psychoanalytical anddiscursive concepts (FREUD, [1899]/1996, [1914]/1996, and others; LACAN, [1953-1954/1986, [1954-1955]/1985, and others; AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004;PÊCHEUX, [1975]/2009, [1975]/2010, and others) with some contribution from thediscursive and deconstructivist perspective (CORACINI; BERTOLDO, 2003;DERRIDA, [1972]/2005). Methodologically, the study consists in analyzing linguisticmaterial from oral interviews and open-ended questionnaires, from consulting theproject reports sent to CAPES and the official documents. The hypothesis is that theproject had some influence on participants representations, but not as expected as theway the programme investigated in this research stablished. On the contrary, PIBIDleads to other subjective shifts. Three groups were formed from recurrent data and theyshowed these representations: the participants functions in the project with hierarchicalbasis on who had knowledge, power, surveillance and control; traditional dichotomieson theory and practice and on university and basic education; a vocational vision onteaching; the good and the bad experiences on language learning and the images ofteachers of English who work on basic education. On the one hand, the analysis showedthat most of the participants did not changed their representations when taking part onthe project. PIBID showed a reverse side: it was like phármakon, that is, it was likepoison and remedy as it put students facing the challenges and contingencies teachingbrings to teachers in a school context. On the other hand, we could notice some subtlesubjective shifts and some other different shifts on their representations showing thatthose positions are not the same as the ones proposed in the project premises. Besides,they shed light on the way subjective shifts are unique, and they can occur a posteriorior they did not even occur. In addition, the results revealed that even if a project is wellorganized in its objectives, it faces participants imaginary and a different responsibilityand engagement regarding to its objectives. This way, the results demonstrated teachereducation complexity. This study could contribute to understand the participantssubjectivity and the possible effects on teacher education and on Applied Linguistics.
Subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Lingüística aplicada
Subjetividade
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
Representação (Psicanálise)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALAG4M
Issue Date: 21-Feb-2017
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