Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALSPJB
Type: Tese de Doutorado
Title: A integração de práticas educacionais e sociais na sala de aula de lingua inglesa via gêneros digitais orais
Authors: Helen de Oliveira Faria
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: Sérgio Miguel Gartner Pais de Oliveira
Second Referee: Maximina Maria Freire
Third Referee: Rodrigo Camargo Aragão
metadata.dc.contributor.referee4: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Abstract: A concepção da aprendizagem como um fenômeno descentralizado abarca a noção de que a aquisição de conhecimentos ocorre em qualquer espaço, não apenas em ambientes instrucionais. Por essa razão, é imprescindível que professores incorporem práticas sociais de seus alunos na sala de aula, de modo que atividades, conteúdos e ferramentas advindos de diversos contextos se influenciem e se interrelacionem, visando a uma aprendizagem mais significativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar a interconexão das práticas pedagógicas de uma disciplina de língua inglesa com as práticas sociais dos aprendizes para o desenvolvimento de habilidades orais em contextos presenciais e digitais. Após a aplicação de um questionário inicial para a turma de alunos investigada, o 2º ano de Eletrotécnica do ensino básico, técnico e tecnológico de uma escola pública federal, foram selecionadas temáticas, tecnologias e práticas sociais dos alunos para a realização de oito tarefas, desenvolvidas tanto no meio presencial quanto no virtual. As tarefas foram acessadas, comentadas e compartilhadas em um ambiente on-line da turma, com o propósitode expandir a sala de aula presencial. Além dos questionários inicial e final, a geração dos dados compreendeu a observação-participante da pesquisadora, diários da pesquisadora escritos ao longo da condução das atividades e depoimentos dos alunos entregues após o término de cada uma das tarefas. Os dados foram analisados sob a luz da teoria da complexidade, da abordagem ecológica e do conceito de comunidade de aprendizagem, que contribuíram para a visão da aprendizagem a partir da interação, participação e colaboração sob a ótica complexa. Os resultados da pesquisa mostram a superação de desafios do ensino-aprendizagem das habilidades orais provenientes do meio presencial, o grande engajamento dos alunos na disciplina motivado pela identificação com as atividades realizadas e o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes.
Abstract: The conception of learning as a decentralizedphenomenon embraces the notion that knowledge acquisition occurs in any space, not only in instructional environments. For this reason, it is essential that teachers integrate their students social practices into the classroom, so that activities, content and tools from diverse contexts can influence and interrelate each other, aiming at meaningful learning. Thus, the objective of this research was to investigate the interconnection of pedagogical practices of an English language classroom with the socialpractices of its learners in order to develop oral skills via face to face and digital environments. After administering an initial questionnaire to the class, the 2nd year of a technical and technological Electrotechnical course of a federal public school, themes, technologies and social practices of the students were selected to inform the development of eight tasks. The questionnaire form was fulfilled both in the classroom and in virtual contexts. The tasks were accessed, shared and commented on an online environment, in order to expand the traditional classroom. In addition to the initial and final questionnaires, the data comprised the participant observation of the researcher, the researcher journals written during the development of the activities and statements of the students delivered after the end of each task. Data were analyzed in the light of the complexity theory, the ecological approach and the concept of learning community, which contributed to the vision of learning through interaction, participation and collaboration in a complex perspective. The research results show the overcoming of face to face teaching and learning challenges of oral skills, the great engagement of the students during the classes motivated by their identification with
Subject: Sala de aula
Lingüística aplicada
Aprendizagem
Língua inglesa Ensino auxiliado por computador
Língua inglesa Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALSPJB
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.