Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Catalysts of critical multicultural literacy: using multicultural children's literature in a brazilian EFL classroom
Authors: Alexander Thomas Knoblock
First Advisor: Miriam Lucia dos Santos Jorge
First Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Second Referee: Cielo Griselda Festino
Abstract: De acordo com Naiditch (2009), é necessário repensar a formação de professores de forma aproduzir profissionais conscientizados, capazes de trabalhar em ambientes acadêmicos cada vezmais diversos. Além disso, Morgado (2010) afirma que as escolas devem buscar de maneira ativaa incorporação da literatura infanto-juvenil no currículo escolar com o objetivo de preparar osalunos a conviver em sociedades multiculturais radicalmente transformadas pela globalização.Embora a literatura infanto-juvenil multicultural seja um veículo excelente para alcançar osobjetivos acima mencionados, raramente é utilizada nas escolas brasileiras devido à ausência depolíticas públicas educacionais que visam seu uso. No entanto, essa ausência ignora o potenciallinguístico da literatura infanto-juvenil multicultural e também representa uma oportunidadeperdida para integrar o letramento multicultural crítico no ensino de inglês. Por este motivo apesquisa descrita nessa dissertação busca compreender como a literatura infantil multicultural, pormeio das atitudes e ações dos professores e alunos, pode promover o letramento multiculturalcrítico no ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) nas escolas públicas brasileiras. Essapesquisa foi um estudo de caso etnográfico, qualitativo, dividido em duas etapas. Primeiramente,foi oferecido um mini-curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) à professores deinglês da rede pública mineira para discutir a importância do uso da literatura infanto-juvenilmulticultural para ensinar a língua inglesa na perspectiva do letramento multicultural crítico. Comoparte do mini-curso, os participantes elaboraram atividades baseadas em livros infanto-juvenismulticulturais, que depois desenvolveriam nas suas respectivas escolas. Na segunda etapa, umaprofessora foi escolhida e acompanhada à medida que ela desenvolveu sua atividade, a fim deobter uma visão mais profunda de como o letramento multicultural crítico se manifestava em suasala de aula. Os resultados indicam que o letramento multicultural crítico foi propiciado em ambasas etapas e, tanto os professores quanto os alunos, foram incentivados a questionar as relações depoder desiguais e a tomar a iniciativa para promover a equidade educacional e a justiça social paratodos os alunos. Finalmente, os resultados também apontam a necessidade da inclusão da literaturainfanto-juvenil multicultural tanto nas aulas de ILE quanto nos cursos de licenciatura em Letrasnas universidades brasileiras.
Abstract: According to Naiditch (2009), it is imperative to rethink teacher education programs in order toproduce critically conscious educators capable of working in increasingly diverse schoolenvironments. Furthermore, Morgado (2010) contends that schools should actively seek toincorporate childrens literature into the school curriculum with the objective of preparing studentsto live in multicultural societies radically transformed by globalization. Although multiculturalchildrens literature is an excellent vehicle to achieve the aforementioned goals, it is seldom usedin Brazilian public schools due to the absence of public educational policies calling for its use.This absence consequently ignores the potential linguistic benefits of multicultural childrensliterature but also represents a missed opportunity to integrate critical multicultural literacy intothe English curriculum. For this reason, the research described in this thesis seeks to understandhow multicultural childrens literature, through the attitudes and actions of the teachers andstudents, can promote critical multicultural literacy in the teaching of English as a ForeignLanguage (EFL) in Brazilian public schools. The study was a qualitative, ethnographic case studydivided into two stages. First, I offered a mini-course at the Federal University of Minas Gerais(UFMG) to public school English teachers in the Brazilian state of Minas Gerais to discuss theimportance of using multicultural childrens literature with a critical multicultural literacyorientation. As a part of the mini-course, the participants created lessons based on multiculturalchildrens books that would then be carried out in their respective schools. In the second stage, Iselected and accompanied one teacher as she developed her activity in order to gain greater insightinto how critical multicultural literacy manifested itself in her classroom. The results indicate thatcritical multicultural literacy was fostered in both stages and both the teachers and the studentswere encouraged to question unequal power relations and to take action to promote educationalequity and social justice for all students. Finally, the results also point to the suitability ofmulticultural childrens literature for EFL classrooms and the necessity for its inclusion in teacherlicensure programs at Brazilian universities.
Subject: Língua inglesa Métodos de ensino
Lingüística aplicada
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Professores de inglês Formação
Língua inglesa Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTKL2
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_alexander_knoblock.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.