Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
Autor(es): Norimar de Melo Verticchio
primer Tutor: Marcos Vinicius Bortolus
primer miembro del tribunal : Danilo Amaral
Segundo miembro del tribunal: Francisco de Paula Antunes Lima
Tercer miembro del tribunal: Haroldo Beria Campos
Resumen: Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.
Asunto: Engenharia mecanica
Engenharia Estudo e ensino
Engenheiros mecânicos
Desempenho
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
Fecha del documento: 27-sep-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.