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http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marcos Vinicius Bortolus | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Danilo Amaral | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Francisco de Paula Antunes Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Haroldo Beria Campos | pt_BR |
dc.creator | Norimar de Melo Verticchio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:02:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T15:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2006-09-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ | - |
dc.description.resumo | Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Ensino e engenharia | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia mecanica | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Engenheiros mecânicos | pt_BR |
dc.subject.other | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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