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dc.contributor.advisor1Marcos Vinicius Bortoluspt_BR
dc.contributor.referee1Danilo Amaralpt_BR
dc.contributor.referee2Francisco de Paula Antunes Limapt_BR
dc.contributor.referee3Haroldo Beria Campospt_BR
dc.creatorNorimar de Melo Verticchiopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:02:10Z-
dc.date.available2019-08-12T15:02:10Z-
dc.date.issued2006-09-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ-
dc.description.resumoFormar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e engenhariapt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecanicapt_BR
dc.subject.otherEngenharia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEngenheiros mecânicospt_BR
dc.subject.otherDesempenhopt_BR
dc.titleAnálise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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