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dc.contributor.advisor1Roberto Marcio de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Denise das Mercês Camaranopt_BR
dc.contributor.referee2Elizabeth Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Geraldo Augusto Campolina Francapt_BR
dc.contributor.referee4Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.creatorSinthya Goncalves Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:58:48Z-
dc.date.available2019-08-13T04:58:48Z-
dc.date.issued2006-11-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B4MPL-
dc.description.resumoO reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obra de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponiveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de folhas internas e descolamentos das camadas que compoem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliado ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado frequentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiablidade metrológica. Neste trabalho, é porposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche - Itália. Os conjuntos de amostras utilizadas foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obra sobre madeiras. Folhas internas simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Papauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilizaçõ da metodologia validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrole de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermografiapt_BR
dc.subjectMosaicospt_BR
dc.subjectVibrometria laserpt_BR
dc.subject.otherTestes não-destrutivospt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecanicapt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte.pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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