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dc.contributor.advisor1Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Vinicius Bortoluspt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Luiz U de Freitas Pintopt_BR
dc.creatorLuiz Augusto Tavares de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:35:59Z-
dc.date.available2019-08-12T23:35:59Z-
dc.date.issued2006-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5MQT-
dc.description.abstractThis work presents the development and computer implementation of anumeric procedure for estimation of aerodynamic characteristics of wing-tail groups in subsonic environments. The bi-dimensional procedure is based on the Panel Method using empirical models of boundary layers. The tri-dimensional procedure is based on the Vortex-Lattice Method; however, its formulation permits the prediction of the aerodynamic characteristics in a non-linear way, below and above the stall, through the utilization of the bi-dimensional airfoil characteristics that composes the wing and tail and in non-symmetrical flight conditions. Its also included a free wake model and induced drag measurement through the Momentum variation. Through the comparison with similar others softwares and experimental results is demonstrated its advantages, trustworthiness and flexibility. This procedure was showed as highly recommendable for the solution of the typical problems in project of subsonic aircrafts, supplying the necessities since the initial phases until more advanced phases of project, being able also to be used for optimization and flight simulation, due to the necessary lowcomputational cost.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementaçãocomputacional de um procedimento numérico para a estimativa das características aerodinâmicas de perfis e conjuntos asa-empenagens em regime subsônico. O procedimento bidimensional é baseado no Método dos Painéis utilizando modelos empíricos de camada limite. O procedimento tridimensional é baseado no Método de Vortex-Lattice, porém, sua formulação permite a predição das características aerodinâmicas de maneira não linear, abaixo e acima do estol, através da utilização das características bidimensionais dos perfis da asa e da empenagem e em condições assimétricas de vôo. Foi incluído ainda modelos de esteira livre e medição de arrasto induzido através da variação de Momemtum. Através da comparação com outros softwares similares e com resultados experimentais são demonstradas suas vantagens, confiabilidade e flexibilidade. Este procedimento se mostrou altamente recomendável para a solução dos problemas típicos em projeto de aeronaves subsônicas, suprindo as necessidades desde as fases iniciais até fases mais avançadas de projeto, podendo serutilizado inclusive para otimização e simulação de vôo, devido ao baixo custo computacional necessário.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTridimensionalpt_BR
dc.subjectAerodinâmicaspt_BR
dc.subject.otherAeronaves Projetospt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e implementação de um procedimento numérico para cálculo de conjuntos asa-empenagens de geometria complexa em regime de vôo subsônico, assimétrico e não linearpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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