Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SLBS-6GVEZH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estação OO: um ambiente integrado de desenvolvimento para a introdução à programação orientada a objetos com java
Autor(es): Maria Vanderlea de Queiroz Alves
Primeiro Orientador: Angelo de Moura Guimaraes
Primeiro Coorientador: José Luiz Braga
Primeiro membro da banca : Carlos Camarao de Figueiredo
Segundo membro da banca: Roberto da Silva Bigonha
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo e análise de micromundos e ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs didáticas e pedagógicas), verificando, na prática de sala de aula, como estes ambientes contribuem no processo de ensino/aprendizagem. O foco principal do estudo é o de disciplinas introdutórias de programação, com enfoque em orientação por objetos na linguagem Java.O trabalho investiga padrões pedagógicos, padrões de projeto e padrões de codificação a serem usados com aprendizes iniciantes a partir de sugestões existentes na literatura e estudos de caso para testar estas sugestões. O trabalho propõe um ambiente chamado 'Estação OO', que utiliza a metáfora de um mapa ou 'roteiro de viagem' para a aprendizagem de Orientação por Objetos, reunindo IDEs e padrões que foram considerados os mais promissores e adaptados a partir dos estudos realizados. A proposta do trabalho da Estação OO levou em conta as dificuldades que os aprendizes demonstraram na utilização dos ambientes e das ferramentas estudadas. O projeto de uma IDE pedagógica adicional, apoiada em uma IDE didática já existente (BlueJ) e em idéias e procedimentos disponíveis na literatura, também é esboçado e sugerido para uso no ensino de programação de computadores.
Abstract: This work presents a study which analyzes microwords and the use of Integrated Development environments (IDEs), driven by didacticism and pedagogy. In the context of real classrooms, the study tried to verify how these features could contribute in the teaching/learning process. The main focus of the study is the introductory programming disciplines using the Java language and the object oriented programming approach. The work inquires on when pedagogical patterns, design patterns and coding patterns could be used by beginners and was based on suggestions from literature and some case studies, carried out to test the viability of these suggestions. This work also proposes a didactic framework, called "Estação OO", which make use of a metaphor for a "trip" in the form of a map or route to conduct the trainee in Object Orientation which gathers the most promising suggestions from studies and their adaptations available on literature. The proposal of Estação OO takes into account the apprentices difficulties demonstrated when they were using the tools studied. An additional IDE, based on BlueJ, incorporating ideas and procedures available on literature is outlined and suggested for use in introductory programming disciplines.
Assunto: Programação orientada a objetos (Computação)
Informatica Educação
Ensino aprendizagem
Ensino à distância
Computação Estudo e ensino
JAVA (Linguagem de programação de computador)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLBS-6GVEZH
Data do documento: 30-Ago-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariavanderleiadequeiroz.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.