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dc.contributor.advisor1Angelo de Moura Guimaraespt_BR
dc.contributor.advisor-co1José Luiz Bragapt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Camarao de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Roberto da Silva Bigonhapt_BR
dc.creatorMaria Vanderlea de Queiroz Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:49:18Z-
dc.date.available2019-08-11T11:49:18Z-
dc.date.issued2005-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SLBS-6GVEZH-
dc.description.abstractThis work presents a study which analyzes microwords and the use of Integrated Development environments (IDEs), driven by didacticism and pedagogy. In the context of real classrooms, the study tried to verify how these features could contribute in the teaching/learning process. The main focus of the study is the introductory programming disciplines using the Java language and the object oriented programming approach. The work inquires on when pedagogical patterns, design patterns and coding patterns could be used by beginners and was based on suggestions from literature and some case studies, carried out to test the viability of these suggestions. This work also proposes a didactic framework, called "Estação OO", which make use of a metaphor for a "trip" in the form of a map or route to conduct the trainee in Object Orientation which gathers the most promising suggestions from studies and their adaptations available on literature. The proposal of Estação OO takes into account the apprentices difficulties demonstrated when they were using the tools studied. An additional IDE, based on BlueJ, incorporating ideas and procedures available on literature is outlined and suggested for use in introductory programming disciplines.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo e análise de micromundos e ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs didáticas e pedagógicas), verificando, na prática de sala de aula, como estes ambientes contribuem no processo de ensino/aprendizagem. O foco principal do estudo é o de disciplinas introdutórias de programação, com enfoque em orientação por objetos na linguagem Java.O trabalho investiga padrões pedagógicos, padrões de projeto e padrões de codificação a serem usados com aprendizes iniciantes a partir de sugestões existentes na literatura e estudos de caso para testar estas sugestões. O trabalho propõe um ambiente chamado 'Estação OO', que utiliza a metáfora de um mapa ou 'roteiro de viagem' para a aprendizagem de Orientação por Objetos, reunindo IDEs e padrões que foram considerados os mais promissores e adaptados a partir dos estudos realizados. A proposta do trabalho da Estação OO levou em conta as dificuldades que os aprendizes demonstraram na utilização dos ambientes e das ferramentas estudadas. O projeto de uma IDE pedagógica adicional, apoiada em uma IDE didática já existente (BlueJ) e em idéias e procedimentos disponíveis na literatura, também é esboçado e sugerido para uso no ensino de programação de computadores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJavapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherProgramação orientada a objetos (Computação)pt_BR
dc.subject.otherInformatica Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherComputação Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJAVA (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.titleEstação OO: um ambiente integrado de desenvolvimento para a introdução à programação orientada a objetos com javapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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