Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMJG9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Openmocap: uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento
Authors: David Lunardi Flam
First Advisor: Arnaldo de Albuquerque Araujo
First Co-advisor: Joao Vitor Boechat Gomide
First Referee: Marcelo Bernardes Vieira
Second Referee: Luiz Chaimowicz
Abstract: A captura de movimento é, nos dias de hoje, uma técnica valiosa para a animação de personagens virtuais em filmes e jogos digitais graças ao alto grau de realismo que pode ser alcançado. Infelizmente, grande parte dos sistemas disponíveis atualmente para realizar a tarefa têm alto custo e são proprietários. Neste trabalho, uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento é desenvolvida, baseada em técnicas de análise de imagens digitais. As etapas de inicialização, rastreamento, reconstrução e saída são todas realizadas pelo software construído, o OpenMoCap. A arquitetura definida é apropriada para gravação em tempo real de movimento e é flexível, permitindo a adição de novos módulos otimizados para partes específicas do fluxo de captura, aproveitando as outras partes já existentes. Experimentos com duas câmeras com LEDs infravermelhos e marcadores reflexivos foram realizados e a metodologia criada foi avaliada. Apesar de não possuir a mesma robustez e precisão da solução comercial comparada, este trabalho funciona para animações simples e serve como incentivo para a pesquisa na área.
Abstract: Nowadays motion capture is a valuable technique for virtual character animation in digital movies and games due to the high degree of realism that can be achieved. Unfortunately, most of the systems currently available to perform that task are expensive and proprietary. In this work, an open source application for optical motion capture is developed based on digital image analysis techniques. The steps of initialization, tracking, reconstruction and output are all accomplished by the built OpenMoCap software. The defined architecture is designed for real time motion recording and it is flexible, allowing the addition of new optimized modules for specific parts of the capture pipeline, taking advantage of the existing ones. Experiments with two cameras with infrared LEDs and reflexive markers were carried out and the created methodology was assessed. Although not having the same robustness and precision of the compared commercial solution, this work can do simple animations and it serves as an incentive for research in the area.
Subject: Imagens Técnicas digitais
Computação
Imagem tridimensional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMJG9
Issue Date: 31-Jul-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
davidlunardiflam.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.