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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um estudo sobre os requisitos de jogos de simulação usados no ensino de engenharia de software
Authors: Rodrigo Montenegro Possa
First Advisor: Rodolfo Sergio F de Resende
First Referee: Jose Luis Braga
Second Referee: Clarindo Isaias P da S e Padua
Third Referee: Eduardo Magno Lages Figueiredo
Abstract: Jogos de simulação são uma abordagem interessante para o ensino de Engenharia de Software. Uma razão para sua adoção é que existem alguns experimentos que dão evidências que o jogo de simulação pode ser uma ferramenta efetiva para a melhoria do aprendizado, o entendimento de assuntos complexos, e a melhoria da motivação dos estudantes. Uma questão de pesquisa importante é identificar quais requisitos tornam bem-sucedida a adoção de jogos de simulação nos cursos de Engenharia de Software. Neste sentido, apresentamos um estudo sobre os requisitos que podem ser usados para avaliar jogos de simulação em termos das teorias de aprendizado aplicadas. Nossa motivação é apoiar os desenvolvedores de jogos e os professores na criação e escolha de jogos de simulação para fins educacionais. Os requisitos foram levantados a partir de revisão da literatura da área. Os jogos de simulação existentes foram identificados e avaliados através de uma revisão sistemática da literatura. Como resultado, verificou-se que algumas teorias de aprendizado, apesar de terem potencial para serem aplicadas, estão sendo pouco contempladas pelos jogos de simulação.
Abstract: Simulation Games are an interesting approach for teaching Software Engineering. One reason for its adoption is that there are experiments providing evidence that simulation games can be an effective tool for enhancing learning and understanding of complex material, and also improving students motivation. One important research issue is to identify which requirements make the results of the simulation game adoption successful in Software Engineering courses. In this way, we present a study of the requirements that can be used to evaluate simulation games in terms of the applied learning theories. Our motivation is to support games developers and instructors during the creation and selection of simulation games for educational purposes. The requirements have been extracted from the literature of the area. The existing simulation games have been identified and evaluated through a systematic literature review. The results show that some learning theories, even having potential to be applied, are rarely addressed by the simulation games.
Subject: Software Modelagem de dados
Computação
Engenharia de software
language: Inglês
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-8HTJKR
Issue Date: 10-Jun-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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