Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SMOC-AZ4HLW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Percepção do consumidor em relação à certificação da carne bovina em Belo Horizonte
Authors: Serguei Brener
First Advisor: Joao Paulo Amaral Haddad
First Co-advisor: Soraia de Araujo Diniz
First Referee: Camila Stefanie Fonseca de Oliveira
Second Referee: Marcos Xavier Silva
Third Referee: Soraia de Araujo Diniz
Abstract: O Brasil possui hoje posição de grande importância no mercado internacional de carnes, o que se deve a muitos fatores como as condições naturais, terras disponíveis, clima favorável, mão de obra e genética. Para ocupar esta posição no mercado, os diversos elos da cadeia, Governo, Produtores Rurais e Frigoríficos Matadouros precisaram adotar diversos procedimentos para garantir a segurança da carne desde a fazenda até a mesa do consumidor. Entre as exigências para o comercio internacional está a da rastreabilidade e a certificação dos nossos produtos. Embora a rastreabilidade seja bastante conhecida pelos produtores rurais, frigoríficos, comerciantes e compradores internacionais, sendo objeto de inúmeros trabalhos que avaliam sua aprovação, dificuldades e custo de implementação, pouco se sabe sobre o conhecimento e o interesse do consumidor brasileiro a respeito da rastreabilidade e certificação. Para verificar a percepção do consumidor foram entrevistados 405 indivíduos alocados aleatoriamente por meio de um questionário contendo variáveis relacionadas a características demográficas, sociais e de percepção sobre a rastreabilidade, a certificação e a qualidade da carne consumida do ponto de vista do consumidor de Belo Horizonte, a importância do uso da rastreabilidade no Brasil e da certificação dos produtos comercializados, fornecendo novas informações para que produtores e indústria frigorífica possam planejar estratégias focadas no mercado consumidor, bem como para que o governo possa estabelecer políticas públicas mais direcionadas ao interesse da população. Os resultados encontrados demonstraram que os níveis de conhecimento do consumidor sobre os sistemas de produção, rastreabilidade e certificação não estão associados ao extrato social do qual faz parte, não sendo identificada diferenças significativas entre os diversos extratos, entretanto a frequência de consumo dos diferentes tipos de carne foi influenciada pelo conhecimento do consumidor sobre os sistemas de produção, rastreabilidade e certificação, entretanto foram identificadas associações entre a frequência de consumo dos diferentes tipos de carne e o conhecimento sobre as formas de produção, conhecimento sobre controle de resíduos de hormônios e antibióticos e sobre a certificação e rastreabilidade da carne bovina.
Abstract: Brazil has today a position of great importance in the international meat market, which is due to many factors ranging from natural conditions, available land, favorable climate, labor and genetics. To occupy this position in the market, the various chain links, Government, Rural Producers, and Slaughterhouse Refrigerators had to adopt different procedures to ensure the safety of meat from the farm to the consumer's table. Among the requirements for international trade is the traceability and certification of our products. Although rural producers, slaughterhouses, merchants, and international buyers well know traceability, which is already the subject of countless studies evaluating their approval, difficulties, and cost of implementation, little is known about the knowledge and interest of Brazilian consumers regarding traceability and certification. In this work, a questionnaire was used to verify, from the consumer point of view of Belo Horizonte, the importance of the use of traceability in Brazil and certification of marketed products, providing new information for producers and the refrigeration industry to plan strategies focused on the consumer market, as well as for the government to establish public policies more directed to the interest of the population. The results showed that the levels of consumer knowledge about the production, traceability and certification systems are not associated with the social extract of which it takes part. No significant differences between the various extracts were identified, however the frequency of consumption of the different types of meat was influenced by consumer knowledge about production, traceability and certification systems. However, associations were identified between the frequency of consumption of the different types of meat and the knowledge about the production methods, knowledge about the control of residues of hormones and antibiotics, and the certification and traceability of beef.
Subject: Ciência animal
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SMOC-AZ4HLW
Issue Date: 2-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
serguei_brener.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.