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dc.contributor.advisor1Maria Elizabeth Antunes Limapt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Osorio da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Vanessa Andrade de Barrospt_BR
dc.creatorJulia Nogueira Dorigopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:12:12Z-
dc.date.available2019-08-09T14:12:12Z-
dc.date.issued2009-04-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/TMCB-7WUPJK-
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand the high taxes of work absenteeism in the population of bus drivers from a company situated at the Metropolitan Region of Belo Horizonte. The companys administration manager brought up this complaint to a psychologists group from UFMG. The work began with an epidemiological study that confirmed the bus drivers as the focus of this study. They represented 66% of all thecompany employees that werent working at that moment and their main symptoms were depression (20%) and anxiety (13%). Next, were realized the stages of Ergonomic Work Analysis (EWA) and Psicosociological Work Analysis (PWA), that tried to comprehend the activity that those workers did, as well as their subjective impacts. Two study cases were also realized, as part of the PWA, which allowed a better comprehension of the problems identified at the EWA stage, at the individuals perspective. On the first study case, we present a bus driver that has Posttraumatic Stress Disorder (PSTD) (F 43.1, CID-10) acquired at the work. In the second study case, we present a bus driver that was able to preserve his heath, at some level, besides being exposed to an unhealthy work organization. This work pointed that the reasonwhy this bus drivers got sick is associated to theirs unhealthy work organization, imposed to them by their company, and not exclusively linked to individual factors, such as were suggested, in the beginning, by the companys administration staff.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo compreender o alto índice de afastamento do trabalho dos motoristas de ônibus coletivos urbanos de uma empresa da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A demanda foi apresentada pela própria empresa a uma equipe de psicólogos da UFMG. O trabalho iniciou-se com um levantamento epidemiológico que confirmou serem os motoristas os principais profissionais afastadosdentro do quadro de funcionários da empresa (66%) e indicou que os principais sintomas apresentados por eles eram depressão (20%) e ansiedade (13%). Em seguida, foram realizadas as etapas de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e Análise Psicossociológica do Trabalho (APT), que buscaram compreender a atividade desses profissionais e seu impacto na subjetividade. Foram também realizados dois estudos de caso, como parte da APT, que permitiram compreender melhor as consequências dos problemas identificados na etapa de AET, para os sujeitos. No primeiro caso, apresentamos um motorista com o quadro de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (F- 43.1, CID-10) adquirido no trabalho. No segundo caso, trazemos um motorista que consegue preservar, em grande medida, sua saúde, apesar de exposto ao contexto adoecedor do trabalho dos condutores de ônibus. O estudo apontou que o adoecimento destes profissionais está associado às condições penosas de trabalho impostas a eles pela empresa e não exclusivamente aos fatores individuais, como foi proposto, inicialmente, pelos autores da demanda.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAdoecimento mentalpt_BR
dc.subjectTransporte coletivo urbanopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subject.otherSaúde e trabalhopt_BR
dc.subject.otherMotoristas de ônibus Belo Horizonte, Região Metropolitanapt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleTrabalho e o adoecimento mental: uma análise no setor de transporte coletivo urbano da região metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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