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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Validade fatorial e por critério externo do EPQ-J
Authors: Fernanda Maria Franco
First Advisor: Carmen Elvira Flores-mendoza
First Co-advisor: Francisco Jose Abad
First Referee: Delba Teixeira Rodrigues Barros
Second Referee: Amadeu Roselli Cruz
Abstract: A presente dissertação se propõe a verificar a estrutura trifatorial da personalidade em crianças e adolescentes e sua relação com o desempenho acadêmico. Especificamente, intenta-se investigar diferenças individuais na relação entre o desenvolvimento da personalidade com relação a gênero, idade e variáveis sociais e antropométricas, além de verificar a relação entre personalidade auto-relatada e a impressão dos pais sobre a personalidade dos filhos. A amostra do estudo foi composta por 494 estudantes (52,4% sexo masculino, 47,6% sexo feminino) com idade entre 8 e 16 anos (X=11,39;DP=1,812) de 3ª a 8ª séries do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, participantes do Estudo Longitudinal para a Avaliação das Competências Psicológicas de Crianças Escolares, realizado pelo Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da mesma universidade. Os estudantes com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais foram submetidos aosinstrumentos EPQ-J (aplicação coletiva), TDE (aplicação individual) e suas medidas antropométricas (altura e peso) foram mensuradas. Além disso, o Critério de Classificação Econômica Brasil e o Questionário de Nível Socioeconômico e de Funcionamento Adaptativo foram preenchidos pelos pais na oportunidade do estudo. Os resultados indicam a presença dos três fatores enfatizados por Eysenck (Psicoticismo, Extroversão e Neuroticismo), assim como a presença da escala de Sinceridade. Desempenho escolar se relacionou negativamente a Neuroticismo e Psicoticismo. Idade relacionou-se positivamente com Psicoticismo e Sinceridade. Instrução do chefe dafamília e Psicoticismo apresentaram correlação negativa. Com relação à observação dos pais sobre a personalidade dos filhos, Neuroticismo correlacionou-se com medo e dependência, Extroversão com medo, busca de sensações e dependência, Psicoticismo com impulsividade, busca de sensações e dependência, Sinceridade não se correlacionou com nenhuma das perguntas feitas aos pais, e barulho não se correlacionou com nenhum fator de personalidade. Todas as correlações relatadas, embora pequenas, foram significativas. Diferenças de média foram encontradas para os fatores com relação ao sexo, apontando um escore mais alto dos homens em Psicoticismo e Sinceridade com relação às mulheres. Os fatores também correlacionaram entre si. Neuroticismo correlacionou-se negativamente com Extroversão e positivamente com Psicoticismo e Sinceridade. Extroversão correlacionou-se negativamente com Psicoticismo, que por sua vez correlacionou-se positivamente com Sinceridade. Estes resultados apóiam um modelo trifatorial para a personalidade, em crianças e adolescentes, com base em validação fatorial e por critérioexterno. Os dados são corroborados pela literatura, exceto pela escala de Sinceridade, que necessita de maiores estudos para uma melhor compreensão.
Abstract: The present dissertation proposes to verify the three-factor structure of personality in children and adolescents and its relation to academic performance. Specifically, it tries to investigate individual differences on the relation among personality development in relation to gender, age and social and anthropometrical variables, not to mention the verification of the relation between self-evaluation of personality and the parentsimpression about their children personality. The sample for this study was composed by 494 students (52,4% male; 47,6% female) aged 8 to 16 years old (X=11,39, SE=1,812) from 3rd to 8th grade of Centro Pedagógico on Universidade Federal de Minas Gerais, participants of the Longitudinal Study for the Evaluation of Psychological Competencies of Schoolchild, accomplished by Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais on the same university. Students with consent signed by parents were subjected to the follow instruments: EPQ-J (collective), TDE (individual) and their anthropometric measures (height and weight) were taken. Besides, Brazils Economical Classification Criterion and Socioeconomic and Adaptive Functioning Questionnaire were fulfilled by parents during the study. Results indicate the presence of the three factors stressed by Eysenck (Psychoticism, Extraversion and Neuroticism), as the presence of the Truth scale. Academic performance was negatively related to Neuroticism and Psychoticism. Age was positively related to Psychoticism and Truth. Parent academic level and Psychoticism presented negative correlation. In terms of parents observation on their children personality, Neuroticism did correlate to fear and dependency, Extraversion to fear, sensation seeking and dependency, Psychoticism with impulsivity, sensation seeking and dependency, Truth did not correlate with any question answered by parents and noise did not correlate to any personality factor. All the exposed correlations, although small, were significant. Mean differences were found to factors in relation to gender, pointing to a higher score of men in Psychoticism and Truth comparing to women. Factors also correlate among themselves. Neuroticism was negatively correlated to Extroversion and positively to Psychoticism and Truth. Extroversion was negatively correlated to Psychoticism, which was positively correlated to Truth. These results support a three-factor model of personality, in children and adolescents, with basis on the factorial and external criterion validation. Data are corroborated by literature, except for the Truth scale, which needs more research for a better comprehension.
Subject: Psicologia do desenvolvimento
Personalidade
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7YUN5N
Issue Date: 11-Oct-2007
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