Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-692NCJ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas informacionais para a construção da cidadania: um estudo de caso sobre os atores sindicais da rede Municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Meyke Vilas Boas Pinto
Primeiro Orientador: Marta Pinheiro Aun
Primeiro membro da banca : Regina Maria Marteleto
Segundo membro da banca: Juliana do Couto Bemfica
Resumo: A pesquisa direcionou-se pelas questões referentes a partilha social da informação e do conhecimento na sociedade, tendo, como principal objetivo, analisar como os atores sindicais da educação da Rede Municipal de Ensino Belo Horizonte percebem e organizam suas práticas informacionais, para construção da cidadania. Empiricamente, foi realizado um estudo de caso em um sindicato, por ser esse um espaço onde os atores sociais criam formas de partilhar e construir conhecimentos e informações. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e, na pesquisa de campo, técnicas de observação e de entrevista semi-estruturada, além da análise de vários documentos. Os resultados obtidos apontam para a relevância da interação entre os atores sociais como forma de promover uma ampla partilha da informação e do conhecimento na sociedade.
Abstract: The issues concerning the social sharing of information and knowledge in the society guided this research; its main objective is to analyze how education unionist actors of the Municipal Education Net of Belo Horizonte perceive and organize their information practices in order tobuild citizenship. Empirically, a case study was accomplished in a union because it is the place where social actors create ways of sharing and building knowledge and information. The methodological procedures involved bibliographical research. To the field research, it was used observation and non-structured interview techniques, besides the analysis of several documents. The achieved results point out the relevance of interaction among social actors as a way of promoting a wide sharing of information and knowledge in the society.
Assunto: Sindicatos Estudo de casos
Ciência da informação
Cidadania
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-692NCJ
Data do documento: 13-Jul-2004
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