Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5MFW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Informação e Aprendizagem Organizacional: estudo de caso em um órgão público municipal
Autor(es): Elaine Silva Frois
primer Tutor: Marta Araujo Tavares Ferreira
primer miembro del tribunal : Marlene de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Ricardo Rodrigues Barbosa
Tercer miembro del tribunal: Regina Froes Dolabela
Resumen: No mundo atual, a informação se converte na principal força produtiva existente, levando as organizações à busca constante de seu gerenciamento e dos comportamentos a ela relacionados, como formas de se contribuir para uma aprendizagem organizacional consistente e de se obter maior eficiência e desempenho. Neste contexto, o trabalho procurou relacionar comportamento informacional e aprendizagem organizacional, realizando um estudo de caso na área de recursos humanos de uma organização pública municipal. A pesquisa indicou a existência de um relacionamento entre aprendizagem organizacional e comportamento informacional individual não-estruturado, e apontou para a necessidade de implantação, por parte da organização, de um processo ostensivo de gestão da informação para que, a partir daí, a mesma seja capaz de detectar e incentivar a adoção de comportamentos informacionais que gerem aprendizagem organizacional e, conseqüentemente, melhor desempenho e eficiência organizacionais.
Abstract: Nowadays, information has become a main productive resource, so that organizations make efforts to manage it in order to contribute to organizational learning and obtain better efficiency and performance. In this context, this paper aims at putting in relation informational behavior and organizational learning, presenting a case study in the human resources department of a public municipal organization. The results point out the relationship between organizational learning and individual informational behaviors. It is concluded that the implementation of a systematic information management process would support the adoption of more positive informational behaviors in order to improve efficiency and performance.
Asunto: Administração pública
Ciência da informação
Gerenciamento da informação
Administração de pessoal no serviço publico
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5MFW
Fecha del documento: 30-jun-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
mestrado___elaine_silva_frois.pdf429.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.