Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5MFW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Marlene de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Regina Froes Dolabelapt_BR
dc.creatorElaine Silva Froispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T07:21:32Z-
dc.date.available2019-08-11T07:21:32Z-
dc.date.issued2005-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5MFW-
dc.description.abstractNowadays, information has become a main productive resource, so that organizations make efforts to manage it in order to contribute to organizational learning and obtain better efficiency and performance. In this context, this paper aims at putting in relation informational behavior and organizational learning, presenting a case study in the human resources department of a public municipal organization. The results point out the relationship between organizational learning and individual informational behaviors. It is concluded that the implementation of a systematic information management process would support the adoption of more positive informational behaviors in order to improve efficiency and performance.pt_BR
dc.description.resumoNo mundo atual, a informação se converte na principal força produtiva existente, levando as organizações à busca constante de seu gerenciamento e dos comportamentos a ela relacionados, como formas de se contribuir para uma aprendizagem organizacional consistente e de se obter maior eficiência e desempenho. Neste contexto, o trabalho procurou relacionar comportamento informacional e aprendizagem organizacional, realizando um estudo de caso na área de recursos humanos de uma organização pública municipal. A pesquisa indicou a existência de um relacionamento entre aprendizagem organizacional e comportamento informacional individual não-estruturado, e apontou para a necessidade de implantação, por parte da organização, de um processo ostensivo de gestão da informação para que, a partir daí, a mesma seja capaz de detectar e incentivar a adoção de comportamentos informacionais que gerem aprendizagem organizacional e, conseqüentemente, melhor desempenho e eficiência organizacionais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração públicapt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministração de pessoal no serviço publicopt_BR
dc.titleInformação e Aprendizagem Organizacional: estudo de caso em um órgão público municipalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___elaine_silva_frois.pdf429.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.