Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
Authors: Daniel Alexandre Moreira
First Advisor: Marta Araujo Tavares Ferreira
First Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Second Referee: Beatriz Valadares Cendon
Third Referee: Isis Paim
Abstract: Analisa as características da prática de serviços de consultoria em gestão do conhecimento, oferecidos no Brasil por organizações das áreas de administração de empresas, tecnologia da informação, gestão de documentos e informações e aquelas especializadas em gestão do conhecimento. Visa confrontar com a prática alguns aspectos teóricos da gestão do conhecimento identificados na literatura: sua subdivisão em duas ênfases foco nas novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) e foco nas pessoas (Karl-Erik Sveiby); seu embasamento em três disciplinas administração, ciência da computação e ciência da informação (Ricardo Barbosa & IsisPaim); seus três domínios KM1 (ciência da informação), KM2 (engenharia de processos) e KM3 (teoria organizacional) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); as áreas que dedicam maiores esforços no estudo da gestão do conhecimento ciência da computação, ciência da informação, administração e engenharia (T. D. Wilson).
Abstract: Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).
Subject: Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
Tecnologia da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
Issue Date: 29-Aug-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___daniel_alexandre_moreira.pdf827.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.