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dc.contributor.advisor1Eduardo Jose Wense Diaspt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Rezende Cabralpt_BR
dc.contributor.referee2Isis Paimpt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Roberto Pinto Nazariopt_BR
dc.contributor.referee4Nádina Aparecida Morenopt_BR
dc.creatorAlessandro Ferreira Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T14:17:46Z-
dc.date.available2019-08-12T14:17:46Z-
dc.date.issued2007-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VALA-74QHGG-
dc.description.abstractThe thesis had as its objective to investigate the possible relations between the fields of film studies and information science, specially archivology, disserting both on the historical and conceptual foundations that underpin the thinking and practice in these two fields separately, but on the points that become common when contextualized to the universe of Archives of Film. In addition, it includes a reflexion about the real conditions of the physical and virtual collections of filmic and non-filmic documents existent in institutions that guided the present study, namely: Arquivo Público Mineiro (APM), Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), Centro de Referência Audiovisual (CRAV), Escola de Belas Artes (EBA/UFMG) e Centro Universitário UNA. From this set of data, it was proposed to the document management methodology applied to the digital context that could guide the practice of audiovisual productions (film, tv and / or web) from the point of view of the organization and access to the whole series of documents produced and/or collected under the goal of a given project (film, series, journalism, website and the like) and consequent assessment and collection of mass documentary liable for purposes of research, culture and entertainment (secondary value of the document). For effective job of management, was established a plan for the classification of the document digital in the cinematograph context that determines not only the use of terms and codes common to those professionals involved with files audiovisual material, but also indicates model standard arrangement based on the structure of film production.pt_BR
dc.description.resumoTese de Doutorado que teve por objetivo investigar relações possíveis entre os campos da cinematografia e ciências da informação, notadamente a arquivologia, dissertando tanto sobre os fundamentos histórico-conceituais que sustentam o pensamento e a prática nesses dois campos separadamente, como também, sobre os pontos que se tornam comuns quando contextualizados ao universo dos Arquivos de Filmes. Ainda, propor reflexão acerca das reais condições dos acervos físicos e virtuais de documentos fílmicos e não-fílmicos existentes em Instituições de produção e custódia documental que balizaram o presente estudo, a saber: Arquivo Público Mineiro (APM), Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), Centro de Referência Audiovisual (CRAV), Escola de Belas Artes (EBA/UFMG) e Centro Universitário UNA. A partir desse conjunto de dados, propôs-se metodologia de gestão documental aplicada ao contexto digital que pudesse orientar a prática corrente de produções audiovisuais (cinema, tv e/ou web) sob o ponto de vista da organização e acesso a toda série de documentos produzidos e/ou recolhidos em virtude do objetivo de um dado projeto (filme, teledramaturgia, jornalismo, website e afins), bem como conseqüente avaliação e recolhimento da massa documental passível a fins de pesquisa, cultura e entretenimento (valor secundário do documento). Para efetivo trabalho de gestão, foi estabelecido um plano de classificação do documento digital no contexto cinematográfico que determina não apenas o uso de termos e códigos comuns àqueles profissionais envolvidos com arquivos de material audiovisual, como também, indica modelo padrão de arranjo baseado na estrutura de produção cinematográfica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContexto cinematográficopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectAcervos digitaispt_BR
dc.subjectGestão arquivísticapt_BR
dc.subject.otherRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherArquivos e arquivamento (Documentos)pt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.titleGestão arquivística na era do cinema digital: formação de acervos de documentos digitais provindos da prática cinematográficapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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